João Batista Scalabrini será proclamado Santo - Rádio Sarandi
É festa na Igreja de Cristo e na Congregagação dos Missionários Scalabrinianos e das Missionárias Scalabrinianas e em todas as obras das duas Congregações.
Por decisão do Papa Francisco, o fundador da Família Scalabriniana, o bem-aventurado João Batista Scalabrini, será proclamado santo.
O comunicado foi efetuado neste sábado (21), pelo Superior Geral, Padre Leonir Chiarello.
Confira o comunicado na íntegra:
Aos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos
Às Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas
Às Missionárias Seculares Scalabrinianas
21 de maio de 2022
Caros irmãos (ãs) "O Senhor é bom e infinito no amor".
É com grande alegria que lhes comunicamos a notícia de que o Santo Padre, acolhendo a opinião dos cardeais reunidos em assembleia no dia 17 de maio, decretou que o Bem-aventurado João Batista Scalabrini será venerado como santo na Igreja.
A data da cerimônia de canonização será decidida no Consistório, que será convocado pelo Papa Francisco em data a ser determinada.
Sabemos o quanto são amados os migrantes, refugiados, marítimos e todos aqueles envolvidos na mobilidade humana pelo Santo Padre. Muitas vezes ele tem orientado à Igreja e à sociedade o dever de acolhê-los, protegê-los, promover suas condições de vida e valorizar sua contribuição para a convivência comum.
Ao proclamar santo João Batista Scalabrini, o Papa Francisco quer indicar à Igreja o modelo de um bispo que não só se entregou completamente ao bem de seu povo, mas também estendeu seu coração às irmãs e irmãos que a vida os separou e os tem levado para longe de casa.
Ao agradecer ao Santo Padre por este dom e regozijando-nos por nosso Fundador ser reconhecido como um modelo a ser seguido, nos sentimos ainda mais responsáveis por manter vivo o carisma que ele nos transmitiu e nos dedicarmos ao serviço da fraternidade, onde as pessoas não são expulsas pela violência e pela guerra, não são descartadas porque inúteis ao sistema, pero são apreciadas e valorizadas em sua singularidade e diversidade.
Cada comunidade é convidada a dizer aos migrantes que em Scalabrini eles têm um pai e um patrono a quem recorrer nos momentos difíceis, para que ele possa implorar a proteção de Deus e dirija seu olhar de predileção sobre os pequenos e os marginalizados.
Juntamente com as comunidades, preparemos antes de tudo nosso espírito para o grande evento da canonização, para sermos dignos da graça que o Senhor nos deu e para sermos instrumentos dóceis a serviço da comunhão daqueles que estão longe e dispersos.
Em comunhão de missão e oração,
P. Leonir Chiarello, cs - Superior Geral
Ir Neusa de Fatima Mariano, mscs - Superiora Geral
Regina Widmann, mss - Responsável Geral
Comentários