Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Tucanos são vistos no centro de Sarandi

por João Lima

Processo migratório é normal para várias espécies de aves

Foto: Divulgação

Não raras vezes está sendo registrada a presença de tucanos no centro de Sarandi. Em bandos são flagrados em árvores exóticas - aquela dada como proveniente de fora da flora original local – para se alimentar de pequenas frutas. Esse fato se deve ao fato de não encontrarem na mata nativa alimentos necessários para a sua dieta.

De acordo com o presidente da Associação Sarandiense de Proteção ao Ambiente Natural (Asapan), Roberto Tomasi Junior, os alimentos na natureza essa época diminuem, sobrando basicamente o pinhão, com a diminuição das áreas com mata nativa, a oferta de alimento baixa ainda mais. Para ele as cidades abrigam espécies de plantas exóticas, que ao contrário das nativas, frutificam agora, acrescentou.

O que preocupa é que são rotineiras nessa época do ano as conhecidas “podas de inverno” que podem reduzir ainda mais a oferta de alimento a esses animais. Para Tomasi, a poda radical deve ser evitada, para que a oferta de frutos seja suficientes para a espécie. “As podas das plantas devem sim ser analisadas e executadas com  um mínimo de consciência da importância da planta,  que dentre outras funções, alimentam a fauna – concluiu.

É comum que aves realizem esse processo migratório em certas épocas do ano atrás de comida.

Tucanos são aves que vivem nas florestas da América Central e América do Sul. Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca, (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Além de serem frutívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores. 

Clique e ouça. 

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais