Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Há 55 anos Sarandi ficou coberto de neve por dois dias – Rádio Sarandi

por José Leal de Oliveira

Nos últimos dias alguns modelos climáticos apresentam a possibilidade de neve no Sul do país.  E, coincidentemente, há 55 anos, nesta mesma época, o município de Sarandi ficou dois dias coberto por uma grande nevasca.

Em 1965 uma nevasca atingiu o Noroeste e o Planalto do Rio Grande do Sul. Em algumas cidades a neve chegou a 50 cm, conforme relatos da imprensa da época. “A maior nevasca ocorrida nos últimos cem anos na região Sul do Brasil, com grande parte do RS e SC cobertas de gelo, perecendo - com uma paisagem da Europa Continental.'

Os dias 20 e 21 de agosto de 1965 em Sarandi foram cobertos de neve, registros fotográficos comprovam os relatos de quem viveu aqueles dias gelados e que paralisaram Sarandi.  Moradores da cidade e interior têm centenas de histórias sobre aqueles dias, lembranças que misturam surpresa e medo.

Moradores contam que os bois e porcos tentavam, com muita dificuldade, retirar a neve para encontrar pasto para comer. Muitos lembram que até chegar em suas residências era difícil. Histórias contadas por quem viveu aquela experiência mostram que faltava lenha e foram queimadas rodas de carroça para fazer fogo.

Moradores do interior chegaram a ficar três dias trancados em casa rezando.  Muitos recordam que o maior medo era de que o telhado da casa não suportasse o peso da neve durante a madrugada, pois os telhados de paióis, estrebarias e chiqueiros já haviam caído. À noite o medo era maior, pois as árvores não suportavam o peso da neve quebrando e fazendo barulho assustador.

Outra lembrança triste foi a morte de pássaros e outros animais. Moradores recordam que algumas aves entravam na casa para fugir do frio.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais