Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Soja a 100 reais: Vice-presidente da Cotrisal fala sobre a cotação histórica do grão – Rádio Sarandi

por José Leal de Oliveira
Foto: Arquivo/Rádio Sarandi

A cotação da saca de soja de 60 kg na região bateu seu recorde nesta semana. Na quarta-feira, 13 de maio, a cotação do grão na Cotrisal, atingiu pela primeira vez o valor de R$100,00. Valor que se manteve nesta quinta-feira (14). Em entrevista à Rádio Sarandi, João Carlos Chini, vice-presidente da Cooperativa, afirma que o valor alcançado é um marco histórico. “Eu trabalho na Cotrisal há mais de 25 anos. A gente sempre falava nos três dígitos, ou seja, soja acima dos cem reais. Isso nunca aconteceu.” Afirma Chini.

As incertezas do mercado mundial, bolsa de valores, e o dólar aproximando-se dos 6 reais, são alguns dos principais motivos para a elevação dos preços, avalia o vice-presidente da quarta maior cooperativa do Brasil. Questionado se este é o momento para o produtor faturar o grão, “ O produtor está vendendo, e aproveitando o momento. Não sabemos o dia de amanhã” avalia ele.

Sobre a possibilidade de o grão ultrapassar a cotação de 100 reais, e qual seria o melhor momento de faturá-lo, Chini explica que muitos fatores devem ser analisados, como a safra americana, futuras safras aqui no estado, e até mesmo uma possível diminuição do consumo de grãos em virtude das dificuldades financeiras oriundas da pandemia. Assim, sua resposta é cautelosa. “É uma boa pergunta. Mas, não posso responder. Como digo, o céu é o limite, e há muita incerteza. Tenho dito o seguinte; é bom fazermos uma média. Quando está subindo (soja), vai vendendo aos poucos e vai fazendo uma média.” finaliza ele.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais