Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Casa da Cultura lotada no evento organizado pela Comissão da Mulher Advogada de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Ciclo de palestras, comemorativas ao Mês da Mulher, contou com a participação da Dra. Clea Anna Carpi e Dra. Beatriz Luchese Peruffo, integrantes da direção da OAB/RS

Dra. Clea Carpi e Dra. Beatriz junto as autoridades da Comissão da Mulher Advogada e da OAB-RS Subseção da Comarca de Guaporé
Foto: Comissão da Mulher Advogada

Com o auditório da Casa da Cultura completamente lotado, a diretoria da Comissão Permanente da Mulher Advogada de Guaporé – OAB/Subseção Guaporé, presidida pela Dra. Gabriela Bortoloso, comemora o sucesso no I Encontro da Comissão da Mulher Advogada de Guaporé. O evento, realizado no dia 3 de maio, contou com as explanações de duas figuras ilustres no cenário jurídico gaúcho: Dra. Beatriz Maria Luchese Peruffo (presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB/RS) e a Dra. Clea Anna Maria Carpi da Rocha (Conselheira Federal e ex-presidente da OAB/RS).

O encontro, conforme destacou a presidente Gabriela, teve como objetivo não só de promover a valorização da mulher advogada, mas a valorização da mulher como um todo, que atua como protagonista da batalha diária, muitas vezes despercebida, na busca da igualdade de direitos, direitos humanos, direitos constitucionais legítimos, direito ao respeito, à dignidade, à educação, à saúde, ao trabalho, à isonomia salarial, à justiça, à cultura e à cidadania.

“Essa batalha, em muitos pontos, foi conquistada, mas ainda temos muito a mudar nesta sociedade ainda permeada pela herança cultural. Mudanças desse porte não ocorrem do dia para a noite, de modo que o esforço contínuo é extremamente necessário para a conquista da igualdade”, disse.

Durante aproximadamente duas horas, as Dras. Beatriz e Clea explanaram sobre temas de extrema relevância para as mulheres. Dra. Beatriz abordou o tema “Empreendedorismo Feminino e os espaços de Poder, Mercado de Trabalho e Sororidade”, enquanto a Dra. Clea Carpi apresentou a “Participação da Advogada nos Órgãos de Decisão da OAB”.

“Elas foram fantásticas em suas explanações, como esperávamos. Trouxemos duas mulheres extremamente capacitadas e com uma bela história no cenário jurídico. Não temos palavras para agradecer a Dra. Clea Carpi, que é natural de Guaporé, e a Dra. Beatriz. Muito obrigado pelo momento proporcionado para cada um dos presentes na Casa da Cultura”, agradeceu a presidente Gabriela.

Além de advogados integrantes da OAB/Subseção da Comarca e estudantes de direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus Guaporé, estiveram prestigiando o evento o presidente da OAB/Guaporé Dr. Francisco Salvagni, a professora Dra. Maristela Pedrini, Doutora em educação e Diretora do Campus Universitário de Guaporé e o Dr. Rodrigo Radin, Coordenador do Curso de Direito do Campus Universitário de Guaporé.

 

A Comissão da Mulher

A Comissão da Mulher Advogada de Guaporé, foi instalada em 08 de março de 2018, com a presença, quase que absoluta, das colegas atuantes na Comarca, buscando reafirmar o compromisso em defender os direitos das mulheres e das advogadas, que ainda precisam superar os desafios impostos por comportamentos brutalizados, e de leis, como a Maria da Penha, para garantir a sua integridade. E além de disseminar o conhecimento sobre direitos da mulher junto a população, a Comissão busca a promoção da igualdade de gênero da mulher na sociedade e a valorização da mulher advogada, que por mais que já tenha tido um grande avanço, ainda há muito que perseguir, especialmente quando está se tratando acerca da valorização, igualdade, dignidade e respeito à mulher e advogada.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais