Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Lar dos Idosos Santa Rita inaugura novos apartamentos

por Eduardo Cover Godinho

Quatro quartos, com estrutura de alto padrão, estão prontos para receber os novos assistidos

Apartamentos reformados contam com estrutura de primeiro mundo
Foto: Divulgação

Consta na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso que a responsabilidade de cuidar dos mais velhos é da família. No entanto, muitas vezes pela falta de familiares, pela falta de afeto e também por falta de preparo para lidar com certas enfermidades e deficiências, o idoso é melhor acolhido e bem tratado em uma casa de repouso.

Com a finalidade de assegurar esse direito a todos os idosos, principalmente aos mais carentes e sem suporte familiar adequado, existe o Lar Santa Rita. Mais que uma casa de repouso, um ambiente de saúde, amizade, afetividade, respeito, bem estar e qualidade de vida.

Uma nova fase está sendo inaugurada, com um salto de qualidade e novas possibilidades tanto para o Lar, quanto para famílias que buscam um local com todas as condições de atendimento e acompanhamento adequado de seus idosos. Com a coordenação do projeto do vice-presidente Emílio Carlos Zanon, o Caio Zanon, a instituição, que conta com 14 internos, inaugurou novos e aconchegantes apartamentos.

“Quando assumi, junto com a diretoria, percebi que muito havia de se fazer no Lar, em especial na melhoria das condições de infraestrutura. A entidade estava para ser fechada, mas havíamos analisado que há muitas pessoas internadas fora de Guaporé. Resolvemos mudar a sistemática de funcionamento da casa. Começamos as reformas e damos uma ‘cara’ nova em todas as alas. Hoje o Lar é um local aprazível e harmonioso para os idosos”, salientou.

Zanon salientou que os investimentos para a reforma e mobília dos quatro novos apartamentos giraram em torno de R$ 50 mil. Parte dos móveis e equipamentos eletrônicos foram doados por empresários e outras entidades que prestam serviço social importante na comunidade.

“São quartos amplos, com iluminação de led, novas louças nos banheiros, enfim. Estamos contentes com o resultado. Foram 90 dias de muito trabalho, mas valeu a pena. Antes o espaço de 200 m2 estava perdido, recuperamos. Nos enche de orgulho saber que estamos no caminho certo para dar o mínimo de conforto para os assistidos”, afirmou.

O Lar conta atualmente com dois tipos de acomodações: a privativa (novos apartamentos) e semi-privativa (demais quartos). Segundo Zanon, o custo por interno gira em torno de R$ 3 mil por mês. A entidade, que aos poucos vai ganhando uma cara nova em infraestrutura, conta com total apoio da comunidade.

“O Lar Santa Rita vive de doações. Ele não tem fins lucrativos. A comunidade entendeu que é necessário ajudar e sempre que chamada tem estendido a mão. Desvinculamos a imagem de que o Lar é da Credeal e mantido pela empresa. Não. O terreno é da Credeal, mas a administração é guaporense. A casa se preocupa com o bem-estar do idoso e a diretoria está empenhada em cada vez mais oportunizar melhor qualidade de vida àqueles que lá estão”.

Outras melhorias estão previstas, mas tudo depende de recursos financeiros e apoio do empresariado e comunidade local e regional. A ambição e a maior necessidade do momento é construir novas salas para abrigar o refeitório (com capacidade maior) e a cozinha, para que a atual área seja transformada em quatro quartos para o público masculino.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais