Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Daer garante convênio para asfaltamento da VRS-831 em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Trecho de pouco mais de 1 Km, na Linha Quinta Peruzzo (Pinheiro Machado), é reivindicado há anos por empresários, produtores rurais e cerca de 20 famílias

Uberti (segundo da esquerda para a direita) recebeu projeto das mãos das autoridades peemedebistas de Guaporé

A pavimentação asfáltica da VRS-831, trecho de chão batido de cerca de 22 quilômetros entre os municípios de Guaporé e União da Serra, é uma das mais antigas reivindicações dos empresários, produtores rurais, cerca de 20 famílias da Linha Quinta Peruzzo (Pinheiro Machado) e, principalmente, os uniserranos. A obra, prometida há cerca de duas décadas pelo Governo Estadual – inclusive com o conhecimento da empresa que executaria os trabalhos (Brasil S/A de Minas Gerais) em 1998 (Governo Antônio Britto), chegou a ser iniciada com a colocação das marcações, mas, antes mesmo do primeiro metro de asfalto ser concluído, o canteiro de obras foi desmanchado e nunca mais os funcionários foram vistos. Depois de anos de promessas e mais promessas, a pavimentação começará, não em todo o trecho, mas em parte dele. A confirmação é do diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), Rogério Uberti.

Depois de muitas idas de autoridades políticas de Guaporé para Porto Alegre, inclusive com anúncios da obra por parlamentares estaduais, um convênio entre Daer e Poder Público está próximo de ser assinado. O projeto para o asfaltamento de um trecho com pouco mais de 1 Km está pronto, restando os trâmites burocráticos para que a pavimentação asfáltica possa tornar-se realidade. A pavimentação, conforme Uberti, começaria no entroncamento da VRS-831 com a rodovia ERS-129 (trevo) se estendendo até as proximidades da propriedade rural da família Baggio.

“Era uma antiga reivindicação dos governantes guaporenses no Daer, inclusive com diversos pedidos do prefeito Fabris e vice Bastian, e dos vereadores das mais diversas bancadas do Poder Legislativo. Particularmente não sabia da importância da ligação, principalmente para os produtores de grãos, que depositam sua produção na empresa Cereais Menin. Tive a noção do quão é importante para os moradores da Linha Quinta que enfrentam há anos problemas com poeira e barro. Enfim, é uma obra que vamos fazer sair do papel o quanto anos. A princípio fazer 1 Km entre Guaporé e União da Serra não era sustentável, mas em função do uso do acesso aos produtores, achamos por bem viabilizar a pavimentação”, disse.

O convênio, ainda não formalizado, deve beneficiar Guaporé com o valor de R$ 1 milhão. Além deste valor, o Poder Público Municipal entraria com contrapartida aproximada de R$ 500 mil. Não é necessária retirada de dinheiro do orçamento para cumprir com o acordado. Segundo o diretor geral do Daer, a Administração pode executar serviços como terraplanagem, colocação de material, construção de bueiros de acesso e canaletas para escoamento da água, entre outros.

“Vamos fazendo essas ‘pequenas obras’ que são muito importantes para o desenvolvimento dos Municípios e principalmente dos produtores rurais. A contrapartida não precisa ser em numerário, pode ser em prestação de serviço. O Daer usa esse auxílio na atividade como contrapartida. Não sai dinheiro vivo das contas da Prefeitura e isso é extremamente importante para que os governantes possam continuar suas ações em benefício à população”, afirmou Uberti.

Uberti salienta que uma reunião, entre Daer e Governo Municipal com a presença do prefeito Valdir Fabris (PDT) e vice Bastian (MDB), está sendo agendada para a primeira semana do mês de abril em Porto Alegre. Ainda não há confirmação da data. O encontro deverá debater pontos específicos do convênio, em especial, a contrapartida que o Poder Público entrará para que o tão sonhado asfaltamento da VRS-831, trecho do trevo da ERS-129 até pouco mais da empresa Cereais Menin, possa sair do papel.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais