Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Rondinha promove primeiro Roteiro Turístico Rural

por João Lima

O trabalho com turismo rural é uma ação que vem sendo fomentada pela Emater/RS-Ascar em toda a região.

Foto: Divulgação

Para desenvolver a cultura do turismo rural no município de Rondinha, destacando as belezas e as potencialidades do campo, a Emater/RS-Ascar, em parceria com as Secretarias Municipal de Educação, Agricultura, Assistência Social e Meio Ambiente, promoveu o primeiro Roteiro Turístico de Rondinha. O evento aconteceu na terça-feira, 02, concomitante à comemoração dos 60 anos da Emater/RS-Ascar. 

“Promover o desenvolvimento social, ambiental, econômico e sustentável é o desafio enfrentado pela Emater/RS nestes 60 anos de atividades de Extensão Rural em todo o Estado, e em Rondinha não é diferente. Foi com este objetivo que, ao comemorar os 60 anos, realizamos o primeiro café colonial com o projeto Turismo Rural: conhecendo o município de Rondinha”, declarou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Ana Paula Vargas.

Os participantes saíram da Praça Padre Eugênio com destino ao interior do município, na Linha Schio, visitando a igreja e conhecendo a história da comunidade. A próxima parada foi na Linha Gramado, na propriedade da família do agricultor Ernesto Pasquali. No local, puderam visitar o museu rural, espaço com móveis e ferramentas antigos que eram utilizados na fabricação de pipas para armazenamento de vinho.

Ainda na comunidade da Linha Gramado, os turistas visitaram a propriedade da família Caús, onde funcionou o moinho para produção de farinha por 40 anos. A agricultora, Neusa Caús, contou a história da família e algumas peculiaridades da produção no moinho. Na construção antiga foi servido o café colonial.

O trabalho com turismo rural é uma ação que vem sendo fomentada pela Emater/RS-Ascar em toda a região. “O roteiro é uma forma de valorização da rotina, dos produtos e do espaço rural, em que os visitantes podem recordar, fazer uma viagem ao passado ou conhecer diferentes culturas. Além disso, essas ações comprovam os potenciais da agricultura familiar em toda a região”, afirmou a assistente técnica regional da área social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.

 

De: Emater/Ascar

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais