Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cesurg Sarandi firma parceria com projeto tecnológico de suplementação luminosa – Rádio Sarandi

por José Leal de Oliveira

Na manhã de hoje, 16 de setembro, a professora e coordenadora do curso de Agronomia, Thais Pollon Zanatta, concedeu entrevista à Rádio Sarandi, onde abordou a parceria do Centro de Ensino com o Grupo Fienile, responsável pelo desenvolvimento de um sistema de suplementação luminosa na agricultura. O Grupo Fienile é desenvolvedor do primeiro pivô central com irrigação e iluminação artificial do mundo, e o Cesurg terá a responsabilidade de pesquisar e compreender o comportamento das plantas frente a suplementação luminosa, bem como identificar quais práticas de manejo devem ter uma atenção especial com uso dessa tecnologia. O projeto deve ser instalado nos próximos meses em Sarandi.

Os produtores da região também terão participação no projeto, Thais explica que o ele abrange propriedades rurais em um raio de 150 km do Cesurg Sarandi. Além disso, torna-se uma oportunidade de integrar o ensino à pratica e ao uso da tecnologia. Pois, os alunos terão participação ativa no projeto que tem previsão de duração mínima de 3 anos. – “Os alunos serão os principais atores nesse projeto. O professor Luciano será o orientador, devido a sua formação na área. No momento em que o projeto e essas luzes chegarem, abriremos edital e selecionaremos alunos que terão interesse de participar do projeto.” –  Enfatiza Thais.

O sistema de suplementação luminosa consiste no uso da iluminação de cultivos agrícolas por meio da instalação de painéis de iluminação artificial em pivôs de irrigação. A proposta é, além de irrigar água, também irriga luz sobre a lavoura. A inovação envolve adequações no manejo das culturas e resulta em aumento de produtividade. O objetivo é o de ampliar o período de absorção de luz das plantas.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais