Conselho Tutelar busca a Rádio Sarandi para chegar aos pais de crianças que não realizam atividades escolares
Foto: Divulgação
Com a dificuldade de chegar a todas as residências de crianças e adolescentes que não estão realizando as atividades escolares a distância, o Conselho Tutelar de Sarandi utilizou do alcance da Rádio Sarandi para atingir estes lares e dar o recado aos pais e responsáveis.
De acordo com a coordenadora, Márcia Rita Maciel, o Conselho Tutelar foi alertado pelas escolas, através de lista de alunos que não estão dando retornos nas atividades enviadas pelos professores: “O Conselho Tutelar preocupou-se com esta questão de atividades a distância, devido à grande demanda que as escolas estão mandando, de nomes de crianças e adolescentes que não estão realizando as atividades escolares”.
Márcia ressalta que, “devido a pandemia, assim como a escola, o Conselho Tutelar também tem a dificuldade de acompanhar estes alunos, por isto vem até a rádio para chegar nestas famílias para alertar e orientar aos pais da importância da realização das atividades, mesmo tendo dificuldades na realização, é importante que seja dado algum retorno à escola, de como está sendo realizada a atividade ou da razão de não realizar”.
A conselheira tutelar, Simone De Marco Machado, comenta que alguns alunos até iniciam as atividades em casa, mas com dúvidas no andamento acabam “segurando as atividades em casa e não entregam para a escola, ficando sem o contexto dos conteúdos e a escola não sabendo se o aluno está fazendo ou não” – a preocupação é com o progresso do ensino destas crianças e adolescentes, completa Simone.
Márcia reconhece que as atividades profissionais dos pais e até mesmo o desconhecimento dos conteúdos pelos mesmos, podem ser os motivos de não poderem ajudar os filhos, mas o retorno à escola, demostrando a preocupação com o aprendizado dos filhos é muito importante para as crianças e adolescentes.
As conselheiras julgam importante que os pais atualizem também seus endereços e contatos junto às escolas, para que o Conselho Tutelar e a própria escola tenha como entrar em contato com estes pais ou responsáveis. Citando o Artigo 22 do Estatuto da Criança e Adolescente, as conselheiras ressaltam que o texto diz: “Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais".
O Conselho Tutelar pode ser contatado através do telefone de plantão (54) 9 9160 4047 e o 3361 4655, pois devido a pandemia do Covid-19 os atendimentos nas residências são somente com determinação das autoridades competentes, sendo que o trabalho está sendo realizado da forma de entrar em contato com os pais ou responsáveis através de telefone e, se necessária, a visita posterior com todos os cuidados.
Comentários