Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Acendimento da Chama Crioula 2020 é transferido para 2021 - Rádio Sarandi

por Edinei Bernardelli
Foto: Divulgação

O Acendimento da Chama Crioula, que marca a abertura dos Festejos Farroupilhas a cada ano, foi transferido para 2021, devido à pandemia da covid-19 e respectivos protocolos de saúde pública estabelecidos pelas autoridades sanitárias e que suspenderam todas as atividades que gerem aglomeração.
A definição aconteceu em reunião online realizada no dia 9 de junho pela presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, Gilda Galeazzi, com os coordenadores das 30 Regiões Tradicionalistas. Para referendá-la, nos próximos dias, haverá reunião do Conselho Diretor da entidade.
Para 2021, fica mantida a cidade de Canguçu, na 21ª Região Tradicionalista, como local do evento e a portaria 39/2014, que define os locais de acendimento da Chama Crioula para os próximos 30 anos, fica estendido para 2045.
Segundo Gilda, o local, o acendimento e a distribuição da Chama Crioula em 2020 ficam a critério de cada uma das 30 Regiões Tradicionalistas, dentro de suas áreas de atuação, e em conformidade com os decretos de saúde pública estaduais e municipais.
O presidente da comissão dos festejos, César Oliveira, disse que "a simbologia e importância da data terá sua continuidade e possíveis alternativas ou formatos no futuro ainda estão na dependência do decorrer do tempo". Ele diz que o anúncio não significa que a festa presencial irá acontecer. Uma das possibilidades, inclusive, é que sejam realizadas comemorações virtuais, pela internet. 
Ontem, foram anunciados o tema e a patrona dos festejos. A homenageada é a ex-primeira prenda do estado, Alessandra Carvalho da Motta e o tema, é "gaúchos sem fronteiras", sobre os desgarrados do rio grande que foram viver em outros estados e países. 
Rose Debastiani, Patroa do CTG Porteira da Querência, destaca que há uma pré programação já agendada para a Semana Farroupilha em Sarandi, com o 2º Declama da Querência, com data prevista para 15 de agosto, evento com possibilidade de ser feito online e em setembro, o 3º Canto da Querência, também com possibilidade da edição online. Ainda sobre a pré programação da Semana farroupilha, Rose diz haver pré  contratos com o cantor Lisandro Amaral, para abertura da Semana Farroupilha no dia 11 de setembro e Bruna Scopel e Augusto Camargo para 17 de setembro.

Rose acredita que só em agosto poderá haver uma definição sobre a realização do evento.


Informações: Sandra Veroneze/MTG.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais