Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Sucesso no lançamento do filme “O Último Poema”

por Eduardo Cover Godinho

Professora Helena Maria Balbinot Viccari trocou cartas durante 24 anos com o poeta Carlos Drummond de Andrade. Documentário revela parte desta rica amizade

Helena em suas leituras das cartas recebidas do poeta Carlos Drummond de Andrade
Foto: Divulgação

Durante 24 anos, a professora Helena Maria Balbinot Viccari, de Guaporé, e o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, que vivia em Copacabana no Rio de Janeiro, trocaram correspondências, muitas delas escritas de próprio punho, outras na velha e boa máquina de escrever. O afeto de amizade entre as linhas escritas em inúmeras cartas entre os dois, trocadas até a morte do famoso modernista em agosto de 1987, perdura nos dias atuais. A rica história foi documentada no filme “O Último Poema”, produzido pela Besouro Filme. A narrativa, com duração de 71 minutos, é um documentário dirigido por Mirela Kruel que retratou fielmente, com detalhes inéditos, esses momentos que o tempo jamais apagará.

O filme, após dois anos de produção, gravação e principalmente de finalização, ganhou as salas de cinema em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Na Capital Gaúcha, a diretora, juntamente com a personagem principal Helena e os atores Janaina Kremer e Rodrigo Fiatt, que interpretam a fantástica história entre a guaporense e o poeta, participaram da primeira sessão no Guion Cinema no dia 29 de outubro e no sábado, dia 31, estiveram na 61ª Feira do Livro – Cine Santander Cultural - para a sessão comentada. A estreia levou centenas às salas de cinema.

A proposta do curta metragem, que posteriormente virou documentário de longa duração, segundo Mirela, tem como desafio contar a influência de Carlos Drummond de Andrade na pacata vida da educadora Helena, que a partir do poema Consolo na Praia, se apaixonou pelo poeta e escritor.

“Depois de muito trabalho e dedicação conseguimos lançar esse filme super poético que toda a equipe fez com muito amor. Retratamos a história fantástica da Helena, personagem conhecida em Guaporé por causa das correspondências que trocou com Drummond, e conseguimos, com detalhes revelados somente no documentário, eternizar esse verdadeiro ‘conto de fadas’ nos cinemas”, salientou.

O filme “O Último Poema”, durante sua narrativa conta com declamações de lindos trechos, relatos pessoais sobre a época, reflexões sobre a vida e a sociedade que vai se desenvolvendo ao longo dos anos e curiosidades sobre a mente brilhante por trás dos textos mais do que marcantes.

“A partir de uma reportagem que li na revista Piauí, em 2008, escrita pelo gaúcho Emiliano Urbim, procurei a Helena e apresentei a ideia de retratarmos essa história magnífica para as telas do cinema. Com uma confiança tremenda em mim, ela aceitou o desafio e a narrativa retrata, não só a troca de mensagens com Drummond, mas também sua história de vida”, salientou.

A roteirista e diretora Mirela, relembra durante a narrativa do filme a primeira correspondência encaminhada pela jovem a Drummond. Foi em novembro de 1960 e nela, Helena, destacou sua admiração e reprovou a opinião de uma professora que o considerava um poeta menor diante de Cecília Meireles. Passados dois meses, em janeiro de 1961, Drummond respondeu e ambos passaram a trocar cartas, recados, cartões de felicitações por longos 24 anos. A amizade construída entre a interiorana, de uma cidade pequena desconhecida do país, e o poeta, ficou restrita somente ao papel, jamais Helena e Drummond se conheceram pessoalmente. A guaporense, em duas oportunidades, descolou-se ao Rio de Janeiro, mas nunca se encontrou com o amigo.

 

Lançamento em Guaporé

Mirela ressalta que para o mês de dezembro, o filme “O Último Poema” será exibido em Guaporé. Não há uma data para o lançamento do filme na terra da personagem principal da narrativa. A diretora espera que a comunidade prestigie.

“Acredito que a cidade irá se comover com a história da Helena. Quem conhece vai gostar muito e quem ainda não sabe da troca das correspondências com Drummond vai se emocionar com a forma que contamos esse momento especial em sua vida”, disse.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais