Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Antílope: Lançamento oficial se torna um marco histórico e cultural de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Filme, que conta a história do Curtume Termignoni, tem duração de 60 minutos

Grupo do Projeto Antílope e autoridades presentes no Circuito dos Saberes durante o lançamento do documentário
Foto: Divulgação

Após dois anos de pesquisa e produção, foi lançado oficialmente o Documentário “Antílope”, um filme de 60 minutos que conta a marcante trajetória de uma das mais importantes indústrias de Guaporé em todos os tempos: o Curtume Termignoni. O evento ocorreu no dia 02 de setembro, às 19h30min, na Praça Vespasiano Corrêa, dentro da programação do Circuito dos Saberes, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação. A exibição do documentário foi uma realização do Poder Público Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento, em conjunto com o grupo de trabalho do Projeto Antílope.

Com boa participação da comunidade, principalmente de estudantes, da presença de diversos membros da Família Termignoni, do grupo de trabalho do Projeto Antílope e de autoridades, o documentário foi apresentado e entregue oficialmente à comunidade guaporense, que a partir de agora pode usufruir desta obra que foi declarada “Patrimônio Cultural do Município”.

Em nome do site Caminhos de Guaporé, falaram Gilberto Dal Mas, Giovani Dal Mas e Laura Dal Mas, que foram os mentores da ideia de criação do Projeto Antílope, cujas atividades compreendem resgatar e preservar a história do Curtume Termignoni, tendo como uma das metas principais a produção do documentário. Também agradeceram a todos que de uma forma ou de outra contribuíram “voluntariamente” para que esse sonho se concretizasse:

“Desejamos profundamente que esta obra cultural possa sensibilizar a comunidade guaporense e que cada um de nós, a partir do conhecimento da história do Curtume Termignoni, da sua importância em nossa trajetória, passe a compreender e valorizar a necessidade de revitalização daquele complexo onde funcionava a empresa. Nosso trabalho não para por aqui, pois ainda desejamos realizar nosso sonho maior que é a idealização do Memorial Curtume Termignoni, um espaço público, que abrigará a memória desta pujante indústria que impulsionou sobremaneira nossa cidade ao progresso e desenvolvimento. Desejamos proporcionar a comunidade guaporense também, através do memorial, um espaço para desenvolvimento de atividades culturais, além de reverenciarmos nossa história. Acreditamos que o memorial possa tornar-se também um novo atrativo turístico de Guaporé. Muito obrigado à todos que estiveram conosco no desenvolvimento deste documentário. Foi um belo exemplo de união, participação e trabalho comunitário, numa parceria público privada”.

Luciane Faccio Balestrieri, Secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento, fez seu pronunciamento em nome do Poder Público Municipal e destacou a importância da idealização desta obra cultural:

“Contar a história de um dos maiores empreendimentos de Guaporé e região, o Curtume Termignoni, buscando a sua essência através de relatos e memórias das pessoas e transformá-los em arte exige muita sensibilidade, afetividade e envolvimento. Por isso, o resultado desse projeto cinematográfico possui valor inestimável para o povo Guaporense, algo mais do que um objeto cultural, um filme: é parte da vida de muitos de nós!”

Luciane também destacou o empenho das famílias Dal Mas e Termignoni para a concretização desta obra e também por outras contribuições a nossa história e cultura.

“E por falar em gratidão, sentimo-nos imensamente gratos à Família Dal Mas pelas imensuráveis contribuições à memória histórico cultural de nosso município através desse projeto e de todas as atividades que desenvolve com esse fim. Também à Família Termignoni, não somente pelo legado econômico que nos deixou, mas por emprestar seu nome às páginas de nossa história, nos enchendo de orgulho”.

O grupo de trabalho do Projeto Antílope entregou diversas cópias do documentário ao Poder Público Municipal que fará a distribuição de acordo com critérios pré-estabelecidos. Possivelmente, também será disponibilizada cópia para download em sites na internet.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais