Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Instaurada a Comissão Permanente da Mulher Advogada de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Atividade realizada na sala da OAB/Subseção Guaporé contou com a presença maciça das advogadas. Dra. Gabriela Bortoloso presidirá os trabalhos da Comissão

Dr. Salvagni salientou que as mulheres estão cada vez mais buscando a área jurídica
Foto: Eduardo Cover Godinho

A sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção da Comarca de Guaporé, localizada no prédio do Fórum, foi palco no Dia Internacional da Mulher – comemorado no dia 8 de março – para a instauração da Comissão Permanente da Mulher Advogada de Guaporé. A atividade, com a presença do presidente da OAB/Subseção Dr. Francisco Lucio Salvagni, do tesoureiro Luis Alberto Puperi e de cerca 30 advogadas, formalizou a primeira diretoria que terá como presidente a Dra. Gabriela Bortoloso.

A Comissão da Mulher Advogada tem por objetivo contribuir para a promoção da igualdade de gênero na sociedade e promover a valorização da mulher advogada, contribuir para o aperfeiçoamento jurídico da classe da mulher advogada, difundir conhecimento sobre direitos da mulher junto à população, atuar junto aos Três Poderes no âmbito dos direitos da mulher e junto às OABs nas questões relativas à participação da mulher advogada, e pugnar pela correta aplicação das leis e desempenhar relevante trabalho para o desenvolvimento e a justiça social.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Gabriela Bortoloso, ressaltou, durante a solenidade, que a instalação da Comissão na Comarca de Guaporé, reafirma o compromisso em defender os direitos das mulheres e das advogadas.

“As mulheres ainda precisam superar os desafios impostos por comportamentos brutalizados, e de leis, como a Maria da Penha, para garantir sua integridade. Além disso, buscamos disseminar o conhecimento sobre direitos da mulher junto à população. A Comissão buscará a promoção da igualdade de gênero da mulher na sociedade e a valorização da mulher advogada, que por mais que já tenha tido um grande avanço, ainda há muito o que avançar, especialmente quando está se tratando da valorização, igualdade e respeito à mulher e advogada”, disse.

A presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, Beatriz Peruffo, destaca que as mulheres devem ter orgulho daquelas que ocupam posições destacadas junto à sociedade, afinal, elas estão representando todas as mulheres. Ela parabenizou a iniciativa da OAB/Subseção Guaporé pela instauração da Comissão.

“Hoje, a Comissão da Mulher Advogada, está instalada em 59 Subseções da OAB/RS no interior. É resultado da liderança de vocês que um grande número de advogadas está presente na Comissão Permanente da Mulher Advogada instaurada em Guaporé. Deixo meu agradecimento ao presidente da OAB/Subseção Guaporé Dr. Francisco e a Dra. Gabriela pelo empenho, dedicação e trabalho na instalação. Certamente as mulheres advogadas e cidadãs terão uma nova vida, com um olhar voltado exclusivamente para elas. Os direitos e prerrogativas profissionais das advogadas serão colocadas em prática sim, mas vamos contar com um olhar de acolhimento e prevenção de combate à violência contra as mulheres. Parabéns a todas as mulheres”.

 

Dados

Nos últimos três anos, o número de mulheres na advocacia aumentou de forma considerável. A marca de mulheres advogadas que prestaram compromisso ultrapassou o número de homens advogados em 2016. O ato se repetiu no ano de 2017. Os números indicam que acontecerá pela terceira vez consecutiva neste ano. O total de mulheres advogadas ativas é de 35.680, um número ainda menor que o de homens advogados ativos que é de 39.733. A progressão numérica demonstra que em breve a proporção será invertida. Afinal, elas são maioria nas prestações de compromisso desde 2016, quando, de 4.960 profissionais que prestaram compromisso, 2.806 foram mulheres. Mais da metade do número integral. Em 2017, o número de mulheres que prestaram compromisso foi de 2.263. No mesmo período, foram 1608 homens. Neste ano, até agora, foram 282 mulheres que prestaram compromisso, 76 a mais do que homens advogados. Ou seja, em breve a advocacia terá maioria feminina.

 

Palestra

A diretoria da Comissão da Mulher Advogada de Guaporé prepara seu primeiro evento para o dia 3 de maio. Sem local definido, há possibilidade que seja nas dependências da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a palestra trará Beatriz Peruffo (Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada) e mais uma personalidade. O tema, ainda não definido, deverá tratar sobre o empoderamento feminino e a sororidade. Na oportunidade, a OAB/Subseção Guaporé estará formalizando a inclusão de novas advogadas na Comissão.

 

Comissão da Mulher Advogada

OAB/RS – Subseção Guaporé

Presidente: Dra. Gabriela Bortoloso

Vice-presidente: Dra. Deonisa Luiza Michelon Lourensini

Secretária: Dra. Ana Paula Marchiori

Dra. Miriam Aparecida de Almeida Furtado

Dra. Liane Foppa

Dra. Valdemira Crescente

Dra. Cíntia Fernandes Marques

Dra. Letícia Gheno Quadri

Dra. Kéllen Ochi

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais