Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Já são 6 pacotes com sementes supostamente enviados da China recebidos por gaúchos. O que fazer ao receber um pacote? – Rádio Sarandi

por José Leal de Oliveira
Foto: Divulgação

Depois de registro de um caso em Santa Catarina, agora, gaúchos relatam terem recebidos pacotes do exterior contendo sementes que não foram solicitadas. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) efetuou três coletas nos municípios de Carazinho, Campinas do Sul e Rio Grande. Pelas indicações nos envelopes, o produto vem de países asiáticos.

O relato oficial é de seis ocorrências no Estado, as três coletas feitas pela Seapdr. Outras duas foram recebidas pelo Ministério da Agricultura e uma terceira será entregue em uma inspetoria da secretaria. O material será enviado para o laboratório oficial do ministério, em Goiás. Nos EUA, moradores também receberam sementes não solicitadas.

Graciel Maggioni, Chefe do Escritório da EMATER de Sarandi, diz que a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural emitiu um alerta onde aborda o caso, e reafirma a importância de não plantar ou descartar inadequadamente o material recebido. O orgão lembra que o melhor à se fazer é acionar os órgãos oficiais para dar o devido destino aos materiais recebidos.  – “Qualquer embalagem suspeita com sementes, ou supeita de que possa ser sementes, informe a Secretaria de Agricultura do município, estado ou EMATER. Os órgãos de defesa sanitária vegetal irão entrar em contato e vistoriar a semente e ver se têm algum risco, e dar a finalidade adequada a ela.” – afirma Graciel.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais