Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Emater de Sarandi recebe viatura do Estado - Rádio Sarandi

por José Leal de Oliveira

O governo gaúcho entregou, nesta segunda-feira (11), 108 novos veículos para a Emater/RS, entidade que faz o trabalho de extensão rural no Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite e o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Covatti Filho, também oficializaram o repasse de 120 computadores portáteis (ultrabooks), já recebidos pela Emater.

 

O chefe da Emater de Sarandi, Luciano Schwerz , disse que havia uma expectativa  “na fala do novo secretário Covatti Filho e do governador, uma palavra oficial do governador Eduardo Leite“, Luciano disse que com a  frota renovada, principal ferramenta de trabalho para as atividades no campo, melhora em muito o trabalho das equipes em  função do convênio com Governo Federal através do qual foram investidos mais de 4 milhões na renovação da frota.

O escritório da Emater  de Sarandi contra com três veículos e três profissionais estando agora com mais essa carro “agora com frota muito boa“ disse o chefe local da Emater. Ele acrescenta que “fazer extensão  rural só com carros e pessoas não dá, é preciso ferramentas, como no ano passado todos os escritórios  receberam tablets,  o novo secretário anunciou  investimentos de qualificação e digitalização de processos”.  Luciano disse que o novo secretário estadual  quer uma “ agricultura 4.0, com processos mais rápidos, exemplo  desses  carros que  estavam  adquiridos a quatro meses, devido à burocracia estavão parados“.

Acompanharam a entrega também  o prefeito Leonir Cardozo, o secretário da agricultura do município “ Tinho” Carpenedo e o ex vereador Tales Signor.

O que diz o governo

O governo gaúcho entregou, nesta segunda-feira (11), 108 novos veículos para a Emater/RS, entidade que faz o trabalho de extensão rural no Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite e o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Covatti Filho, também oficializaram o repasse de 120 computadores portáteis (ultrabooks), já recebidos pela Emater.

Os automóveis são do tipo Fiat Mobi Like Flex 1.0 ano/modelo 2018/2019. A nova frota e os computadores foram adquiridos por meio de um convênio com o governo federal, firmado em 2016, no valor de R$ 4,8 milhões, sem necessidade de contrapartida do Estado. O governo gaúcho fez a compra por meio de licitação, vencida pela empresa que apresentou o menor preço. Ao todo, são mais de 70 municípios diretamente beneficiados 

O governador afirmou que cuidar da agricultura familiar é cuidar da economia do estado: "Os carros são instrumentos de trabalho, obviamente não fazem nada sozinhos. Mas dão suporte ao serviço qualificado e fundamental da Emater, especialmente nas pequenas propriedades. As novas técnicas e tecnologias, quando chegam com a devida orientação até a ponta, podem significar mais renda para os produtores. E o campo é um setor vital, que precisa ser fortalecido, até mesmo para enfrentar a nossa crise financeira".

Segundo o secretário Covatti Filho, é preciso renovar a estrutura da Emater, que ainda tem automóveis da década de 1980: “Temos que dar as melhores condições possíveis aos técnicos e extensionistas, que já prestam um excelente serviço, mas precisam de modernização. A gente ainda está muito preso ao papel e dá pra atualizar com tecnologia. Por isso os ultrabooks e os carros". A solenidade aconteceu na sede da SEAPDR, em Porto Alegre. Também estavam presentes o presidente da Emater, Iberê de Mesquita Orsi, técnicos da entidade, prefeitos e representantes de entidades do setor.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais