Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Jorge Buffon, agrônomo da EMATER de Sarandi, fala a respeito das perdas nas lavouras de milho e soja no município – Rádio Sarandi

por José Leal de Oliveira

Já é possível constatar perdas em parte da produção do milho e da soja no município de Sarandi.

Foto: Divulgação

O clima seco das últimas semana, somado às irregularidades das chuvas em Sarandi, preocupa os agricultores. Já é possível constatar perdas em parte da produção do milho e da soja no município.

Em entrevista ao Rádio jornal Sarandi, da última segunda-feira, dois de janeiro, Jorge Buffon, agrônomo da EMATER, falou a respeito da situação no município e da interferência do clima na produção local. “De fato, nós estamos passando uma dificuldade em relação a questão das chuvas, principalmente em relação a grande desuniformidade. Tem dado pancadas de chuvas, mas estão desuniformes em algumas áreas do próprio município. Em algumas áreas tem chovido em torno de 50 milímetros, em compensação, em outras, foi registrado 10 a 15 milímetros. Isso tem gerado muito problema, principalmente na cultura do milho.” Analisa Jorge.

Já a cultura da soja, apresenta uma melhor possibilidade de recuperação, por estar em fase vegetativa. “Como está nesta fase vegetativa, há pouca soja na fase reprodutiva no município, por isso, chovendo daqui pra frente não haverá um efeito negativo tão grande na produção” afirma o Agrônomo.

Segundo Jorge Buffon, a maior perda no município de Sarandi parece estar no milho, principalmente nas lavouras plantadas a partir de 15 de setembro e início de outubro. Estas, estão em completo enchimento de grão, na fase de pendoamento, e estão altamente comprometidas. “As lavouras plantadas no final de agosto e início de setembro, praticamente completaram o ciclo, com perdas de 30 a 40% da expectativa de produção. Mas ainda apresentam condições de colheita, ou silagem. Mas realmente há uma perda considerável.” Finaliza Jorge.

 

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais