Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

História

História da Rádio Sarandi

A Emissora Sarandiense Ltda, (Rádio Sarandi), é fruto de um sonho iniciado por Pe. Bruno Paris e Pe. Mário Bianchi, por volta de 1949 0 1950.

Em 1951, o Pe. Roberto Roncatto começou levar adiante o processo de concessão, aprovado em 1953.O Prefixo ZYU-36 foi comprado de um grupo de Passo Fundo, RS. Chamava-se Rádio Sulina Sarandi Ltda e mais tarde, Emissora Sarandiense Ltda. A Rádio Sarandi iniciou suas atividades com 100 Watts de potência, nas dependências do Ginásio Sarandi, onde permaneceu até meados de 1965, oportunidade em que foi transferida para o Salão Paroquial.

Em 1976, passou a operar com 250 Watts. Em 1985, teve a potência elevada para 1.000 Watts e um ano após, em junho de 1986, para 5.000 Watts.

Neste ano de 1976, a torre, os transmissores e o sistema de irradiação foram transferidos do Morro do Hospital para a margem esquerda da Rodovia Presidente Kennedy, entre as Vilas Vicentina e Santa Catarina.

Após 28 anos de atividades nas dependências do Salão Paroquial, em agosto de 1993 iniciou-se um processo de mudanças objetivando-se uma moderna técnica e uma melhoria ambiental. Em 1996 iniciou-se a construção do prédio próprio. Em 18 de dezembro de 1998 foram inauguradas as novas instalações onde está localizada hoje a Rádio Sarandi, equipada com a mais moderna tecnologia. Em setembro de 2000 foram adquiridos novos transmissores em substituição aos que estavam em funcionamento há 22 anos.

No ano de 2011, a Rádio Sarandi passou a integrar a RedeSul de Rádio, com um programação voltada ao jornalismo, a prestação de serviço, o entretenimento e a evangelização. A programação da RedeSul é gerada via satélite pela rádio São Francisco Sat de Caxias do Sul, para 12 emissoras, sendo assim, a maior rede de Rádios AM do interior do Rio Grande do Sul.

A Rádio Sarandi conta hoje conta com um quadro de 16 funcionários, procurando estar a serviço da comunidade local e regional, transmitindo informações, notícias, músicas, entretenimento, serviços de utilidade pública, entre outros. É uma Emissora que procura transmitir valores cristãos a toda a comunidade.

Data de aniversário: 04 de setembro de 1953.
 

A emissora da Rede Scalabriniana de Comunicação, integrante da Rede Sul de Rádio e Rede Católica de Comunicação, é um dos principais veículos de comunicação do norte do estado. Com 10 quilos de potência e uma programação que prima pela informação com credibilidade e o entretenimento responsável abrange toda a Região da Produção. São mais de 50 cidades que recebem o sinal da AM 1310, que está inserida em um universo de aproximadamente 500 mil ouvintes.

A Rádio Sarandi AM, inicialmente chamada de Radio Sulina, foi fundada em 4 de setembro de 195 com a colaboração da comunidade com doações para a compra de equipamentos, discos e outros materiais. A rádio iniciou suas atividades no prédio da Escola Sarandi, antigo Ginásio Sarandi e entrava no ar poucas horas por dia. Mais tarde foi transferida para o Salão Paroquial onde até 1998, quando passou a funcionar o atual prédio.

Da fundação até a década de 1980 a rádio sempre tinha como diretor o vigário da paróquia e um gerente. Desde o início da suas atividades a Rádio Sarandi mantém a tradição de ser uma rádio prestadora de serviços e com transmissões fora dos estúdios. Ainda na década de 1960 eram transmitidos programas ao vivo fora dos estúdios e também transmissões esportivas, tradições mantidas até hoje.

Por muitas décadas a Rádio Sarandi foi a única em uma região com mais de dez municípios e serviu de exemplo para o surgimento de várias outras na região. Nas últimos anos ampliou o jornalismo na sua programação priorizando os acontecimentos locais e regionais. No esporte a tradição é mantida desde a década de 1960. Além das competições locais e regionais, a rádio transmitiu com sua equipe esportiva jogos de Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonato Gaucho e Taça Libertadores da América.

Juntos, a Rede Scalabriniana, com a missão de evangelizar, e a Rede Sul de Rádio, a rede do gaúchos, unem outras 11 rádios AM, além de duas web rádios, com o mesmo compromisso. Promover a cultura, educação, fraternidade, respeito, solidariedade e paz. O cultivo da fé respeitando a pluralidade religiosa. A cidadania, a família como instituição indispensável para o desenvolvimento da vida humana e cristã. A emissora é sempre pautada por princípios éticos e age com transparência nas relações para valorizar o potencial e estabelecer o respeito recíproco, de confiança e de gentileza entre colaboradores, anunciantes, ouvintes, leitores e internautas.

Inseridos na comunidade, presentes nos principais acontecimentos, os colaboradores da Rádio Sarandi, ao longo dos seus mais de 60 anos, transformaram a emissora em referência de comunicação.

Valorizando sempre as coisas da nossa terra tem como slogam a frase: "Conexão com a nossa gente", que mostra todo o carinho, respeito e dedicação com a nossa cidade e região.

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.