Opinião
Repetentes
2020 foi reprovado e começou a repetir o ano. Quem tinha esperança, como eu, de que 2021 seria diferente, as notícias são péssimas. O ano passado terminou em recuperação e não passou para a série…
2020 foi reprovado e começou a repetir o ano. Quem tinha esperança, como eu, de que 2021 seria diferente, as notícias são péssimas. O ano passado terminou em recuperação e não passou para a série…
Inicio o ano abordando um assunto arriscado, mas que levo muito a sério: o direito ao erro. O dever de tentaracertar. Quem já frequentou as minhas aulas e me conhece um pouco sabe que considero os erros como um ponto essencial no processo…
Tempo de pandemia, isolamento, incertezas, temores. Perguntaram-me se eu, como brasileira, sentia este sentimento tão nosso: a saudade. Saudade? E lá sou mulher para sentir saudades? Eu sinto a carne dilacerada, o meu coração…
Era uma fria manhã de inverno na capital dos italianos. Um dia para perder e achar. Saindo para realizar um trabalho, encontrei pelo caminho uma manifestação de pais contra a vacinação, uma onda que crescia entre teorias…
Queridas leitoras e leitores: eu menti. Eu ocultei, eu disfarcei, eu distraí a atenção de vocês. Durante meses escrevi sobre conceitos, emoções, momentos que vivi, omitindo que o meu objetivo final era outro.…
Bons tempos aqueles em que o problema dos professores era corrigir os erros de regência e concordância verbal. O meu marido diz que sou a promotora das causas perdidas. Eu respondo que entrei na roda para lidar com a correnteza e sempre achei…
No último Natal, a Milão fria, chuvosa e às vezes coberta por uma leve camada de neve deu lugar a uma primavera espantosa, solar: vinte e um graus nos momentos mais quentes do dia e o convite para estar na rua, curtindo a pista de…
Pobres, ma non troppo Dia 15 de novembro celebrou-se o dia dos pobres, uma condição humana com muitas facetas. Uma delas: a da comunicação. Ninguém nasce pobre em termos de expressão linguística. Ao longo…