Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria Municipal de Saúde de Paraí divulga dados do primeiro quadrimestre

por Valesca Heloisa Andreolli

UBS de Paraí amplia quantidade e área de atendimentos

Foto: Divulgação

Ao final do mês de junho, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Paraí realizou Audiência Pública, conforme recomendação do Ministério Público Federal, para apreciação do relatório quadrimestral de atividades desenvolvidas pela UBS de 1º de janeiro ao dia 30 de abril.

A Unidade Básica de Saúde de Paraí realiza o atendimento da população com uma equipe de 55 pessoas, entre profissionais da área da saúde e administrativo. 

A equipe de enfermagem realizou neste período um total de 100 visitas domiciliares a pacientes com a presença de enfermeira ou técnica em enfermagem. As agentes de saúde, coordenadas pela equipe de enfermagem realizaram um total de 6.845 visitas domiciliares até o dia 30 de abril. Foram 1.598 vacinas de rotinas aplicadas e 353, durante o período de campanha. A equipe realizou 11 reuniões de Educação Permanente, e contou com a participação de 33 grávidas na primeira edição de 2018 do curso de gestantes. Foram mais de 13.450 procedimentos realizados pela equipe de enfermagem da UBS, como curativos e retirada de pontos e, 239 exames cadastrados, autorizados e encaminhados para os laboratórios de destino.

Neste período, foram realizados 5.276 atendimentos médicos entre os quatro clínicos gerais, dois médicos ginecologistas e dois médicos pediatras disponíveis na UBS. Ainda, a equipe médica realizou 344 atendimentos ambulatoriais.

A nutricionista realizou neste período 307 atendimentos no consultório e, mais 130 nos grupos Devagar e Sempre, Arte de Ser Feliz e Vida e Saúde, que buscam a reeducação alimentar dos pacientes e incentivar a prática de atividades físicas.

A Unidade Básica de Saúde possui, até o momento, 553 pacientes cadastrados e inseridos nos seguintes grupos de convivência:

Grupo Pratique Saúde – Hipertensos/Diabéticos/Depressão – (Terça-feira);
Grupo Oficina Terapêutica – Mulheres Sofrimento Psíquico – (Quarta-feira);
Grupo Amor Exigente – Famílias de Dependentes Químicos - (Quarta-feira);
Grupo Reviver – Dependentes Químicos e Alcoólatras – (Sexta-feira);
Grupo Ar PuroFumantes (Terça-feira);
Grupo Devagar e SempreReeducação Alimentar (Quarta-feira);
Grupo Arte de Ser FelizReeducação Alimentar (Quarta-feira);
Grupo Unidos pela VidaPacientes Oncológicos (Quinta-feira);
Grupo Vida e Saúde – Atividade Física (São José) (Terça-feira);
Grupo Cuidando o Cuidador – Equipe da UBS (Sexta-feira);
Grupo de Gestantessão realizados dois encontros ao ano.

Os dois dentistas disponíveis pela UBS realizaram neste período, 708 atendimentos a pacientes no consultório e, realizam o acompanhamento de 205 alunos pelo Projeto Saúde na Escola – PSE. Neste quadrimestre foram registradas 142 faltas a consultas odontológicas programadas.

A fisioterapeuta realizou 190 atendimentos na UBS, 125 atendimentos domiciliares e registrou 27 faltas a procedimentos agendados neste período. A profissional também participou de 12 encontros com o Grupo Pratique Saúde, destinado a pacientes que sofrem de hipertensão, diabetes e depressão.

A equipe da vigilância sanitária realizou 71 visitas, inspeções, atendimentos à denúncias, orientações e notificações aos habitantes de Paraí. Foram 198 visitas nas armadilhas e pontos estratégicos para o controle do mosquito Aedes Aeghypti e, 1.131 visitas em imóveis durante o Levantamento de Índice e o Tratamento dos Municípios Infetados, grupo ao qual Paraí faz parte desde o dia 21 de março. No período, a vigilância sanitária realizou 116 vistorias em poços e rede de coleta para atestar a qualidade da água para o consumo humano.

O NAAB, núcleo de atenção à saúde básica e a saúde mental possui 242 pacientes em acompanhamento. Foram 164 atendimentos da equipe de saúde mental, 382 atendimentos individuais com as psicólogas, 66 internações por uso de drogas e tentativa de suicídio, uma internação compulsória por Ordem Judicial e seis visitas domiciliares. Atualmente, a equipe de saúde mental de Paraí acompanha três pacientes que estão internados em comunidades terapêuticas. A equipe realizou campanhas como o Janeiro Branco de saúde mental e bem-estar, comemorações de datas especiais como a Páscoa, Dia das Mães e Dia da Mulher e a exposição da Oficina Terapêutica. 

A equipe da Unidade Básica de Saúde foi responsável pelo agendamento de quatro cirurgias eletivas de traumatologia e urologia, sete cirurgias de urgência de apendicite e traumas, 10 cirurgias gerais, 18 cirurgias oftalmológicas, quatro cirurgias ginecológicas, 120 mamografias, quatro densitometrias, sete tomografias, 132 ecografias, 339 raios x, 140 consultas especializadas via SUS em cidades de nossa referência e 7.065 exames laboratoriais. Neste quadrimestre foram realizadas 258 viagens para as cidades de referência, como Passo Fundo, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Ao todo, 1.800 pacientes utilizaram o transporte da Secretaria Municipal de Saúde neste período.

Na farmácia da Unidade Básica de Saúde foram entregues neste quatros primeiros meses de 2018, um total de 593.695 medicamentos, que representam o valor de R$361.141,84.

A Secretária Municipal de Saúde, Nilce Lorenzet Dal Pozzo, lembra que a partir do dia 5 de junho, a Unidade Básica de Saúde passou a contar com o atendimento de um psiquiatra, que atua na UBS durante oito horas por mês. Os atendimentos com o profissional são realizados na 1ª e 3ª terças-feiras de cada mês. Seguindo a política de ampliação nos atendimentos, as consultas com traumatologista vão passar de 10 para 20 consultas ao mês a partir de agosto.  “É importante oferecermos para a comunidade os dados do trabalho que a gente faz, não só como uma fonte de transparência, mas também para que todos tenham ideia do que é realizado pela área da saúde em nosso município”, ressalta a Secretária.

Por Camila Dekeper

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paraí -  RS

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais