Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Vereadores aprovam projetos para investimentos no Hospital de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Recursos federais serão utilizados para compra de medicamentos, exames médicos, materiais, entre outras

Mesa Diretora recebeu mais de 10 requerimentos verbais dos parlamentares guaporenses
Foto: Eduardo Cover Godinho

Com a presença de poucos munícipes no plenário Roberto Baldasso, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou na noite da segunda-feira, dia 24 de julho, três projetos de Lei na 19ª sessão ordinária. Dois deles de suma importância para o desenvolvimento das atividades do Hospital Manoel Francisco Guerreiro. O repasse de recursos para a casa de saúde servirá para a compra de medicamentos, exames médicos, materiais, entre outros. Além destes, houve a discussão de um projeto que envolve a desafetação, alienação e afetação de imóveis de uso do Poder Público. O projeto, aprovado por maioria, contou com o voto de “minerva” do presidente Homero Marcolina (MDB). Os 11 representantes do povo aproveitaram para encaminhar requerimentos verbais e debater assuntos de interesse da população. Diferente das sessões passadas, ninguém ocupou a Tribuna do Povo.

 

Requerimentos

Foram 11 os requerimentos verbais apresentados pelos parlamentares guaporenses à Mesa Diretora. Quase a totalidade saiu das bancadas do PP e PT, que fazem oposição ao atual Governo Fabris e Bastian. Destacam-se os do progressista Adílio Pasini na área da agricultura. O vereador mais experiente na Casa do Povo busca saber se o incentivo dado pelo Poder Executivo aos produtores rurais é por propriedade ou “talão modelo 15” e o que está sendo feito aos condôminos da Cosuel com relação à permanência deles no Município. Mann (PT), segundo com mais tempo de Legislativo, requereu o levantamento das pontes do Arroio Barracão nas ruas Nabuco de Araújo e Euclides da Cunha. O petista busca que a secretaria de Obras efetue a limpeza do flúmen nas proximidades do antigo Curtume. Outro pedido encaminhado é a construção de uma faixa elevada de segurança na rua Gino Morassutti próxima ao Fórum de Justiça. Em busca de melhoria na ERS-129, o vereador Antoninho Pandolfo (PDT) solicita ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) atuação no pavimento asfáltico entre o trevo principal de acesso a Guaporé e a cidade de Serafina Corrêa. O asfalto, em determinados trechos, está se deteriorando e buracos prejudicam a trafegabilidade. Pato (PP) requer informações se existe monitoramento no Cristo Redentor, e caso negativo, se há intenção do Poder Público em instalar. O progressista busca saber se a Estação Rodoviária possui videomonitoramento no local de compra das passagens e no embarque e desembarque de passageiros.

 

Projetos

Dos três projetos colocados em apreciação na 19ª sessão, dois deles beneficiaram o Hospital Manoel Francisco Guerreiro. Ambos foram aprovados por unanimidade. O 54/2018 autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio no valor de R$ 200 mil para o desenvolvimento de ações, ampliação e prestação de serviços de saúde aos munícipes que buscam e necessitam atendimento hospitalar. Os recursos serão utilizados na aquisição de materiais, medicamentos, gêneros alimentícios, material de expediente, de limpeza, exames médicos, manutenção de equipamentos e outras despesas de custeio. O valor é oriundo de emenda parlamentar impositiva. O 56/2018 dá nova redação ao art. 1º da Lei nº 3.906/2018 que autorizou a celebração de convênio no valor de R$ 350 mil. A alteração se faz necessária para que possibilite ao Hospital pagar, principalmente, um plantonista auxiliar para os dias de grande fluxo de atendimento e efetuar o conserto e manutenção de equipamentos médicos.

Aprovado por maioria, com voto de desempate do presidente Homero Marcolina (MDB), o projeto 52/2018 autoriza o Município a desafetar, alienar e afetar de uso público imóveis de sua propriedade em área de recreação na quadra 168 do Loteamento Colina e área de uso institucional situada na quadra 178 do mesmo loteamento. Em contrapartida, o Poder Público pretende adquirir outros imóveis junto aos bairros.

 

Próxima sessão

Os vereadores voltam a se reunir no plenário Roberto Baldasso no dia 30 de julho, às 19h.

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários