Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Deputado Elton Weber pressiona Ministério do Desenvolvimento Agrário para que haja a regulamentação das alterações do Programa Nacional de Crédito Fundiário

por Valesca Heloisa Andreolli

A inadimplência média dos contratos no país é ao redor de 30%, porém conforme Weber, nos estados do Sul este percentual é bastante inferior

Foto: Deputado Elton Weber./Foto: http: 2.al.rs.gov.br
Foto: Divulgação

Após audiência com o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adhemar Lopes de Almeida, no dia 14 de outubro, em Brasília, o deputado Elton Weber prevê que será preciso pressionar para que haja a regulamentação das alterações do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) até o final deste ano. O decreto nº 8.500 foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff durante a 5ª Marcha das Margaridas no mês de agosto. No encontro, Almeida admitiu dificuldade em relação aos juros e ao bônus de adimplência. A resistência está no Ministério da Fazenda, que alega uma alta inadimplência média dos contratos no país, ao redor de 30%. De acordo com Weber, nos estados do Sul este percentual é bastante inferior. O encontro contou com a presença de representantes da Fetag-RS e Contag. Uma das alternativas seria a regionalização do PNCF para que estados como os do Sul não sejam penalizados pela situação de outras unidades da federação. Essa hipótese será discutida no mês que vem, quando o secretário virá a Porto Alegre explicar o que já está em operação no PNCF, como a compra de terras entre herdeiros. Almeida também informou que nos próximos 15 dias será resolvida a questão do enquadramento de renda e patrimônio do programa, item que, segundo ele, não necessita de aval do CMN.

Em entrevista à Rádio Rosário o Deputado Elton Weber fala sobre a pressão que está sendo feita ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para que haja a regulamentação das alterações do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Informações Assessoria de Imprensa / Patricia Meira Cardoso

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários