Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vereadores aprovam repasse para a Associação Guaporé Pró-Eventos

por Eduardo Cover Godinho

Entidade, organizadora da Mostra Guaporé, será beneficiada com R$ 100 mil para colaborar nas despesas com a montagem da estrutura

Vera Panassolo ocupou a Tribuna do Povo para explanar sobre o projeto para criação do Bombeiro Civil em Guaporé
Foto: Eduardo Cover Godinho

Sem a presença da vereadora Dra. Marisa Bordin (PTB), com ausência justificada, os representantes do povo aprovaram na noite da segunda-feira, dia 9 de julho, três projetos (Resolução, Legislativa e Lei) durante a 17ª sessão ordinária. A atividade, no plenário Roberto Baldasso, contou com a presença de secretários municipais, presidentes de entidade, entre eles Edmilson Norberto Zortéa (Mostra Guaporé), imprensa e comunidade em geral. Durante cerca de 1h30min, os parlamentares, além da aprovação do repasse de recursos para a Associação Guaporé Pró-Eventos, de extinções e alterações de cargos na Casa do Povo, aproveitaram para entregar requerimentos escritos e verbais para a Mesa Diretora, debater sobre o desenvolvimento do município, discutir sobre o momento político e ouvir a explanação da munícipe Vera Maria Panassolo. Ela, durante pouco mais de 10 minutos, explicou sobre as atribuições e funções desempenhadas pelos bombeiros civis e a obrigatoriedade da criação e aprovação do projeto nos moldes da legislação existente para que a cidade não fique desguarnecida quando realiza eventos, sejam eles, festivos (festas de capela, semana farroupilha, entre outros) ou esportivos (futsal e futebol) com a presença de público.

 

Requerimentos

Foram quatro os requerimentos entregues à Mesa Diretora. Valcir Fanton (PP), o Pita, único a encaminhar por escrito, solicitou à Direção do Hospital Manoel Francisco Guerreiro a quantidade de pacientes atendida no plantão por dia. Diego Nodari (PTB), que assumiu a secretaria da Mesa na ausência da colega, requer que o Poder Executivo aplaine o terreno ao lado do Presídio Estadual de Guaporé, no bairro Nossa Senhora da Paz (Promorar), para que as famílias possam utilizá-lo para a prática esportiva. O líder do Governo Fabris na Câmara de Vereadores, pedetista Rodrigo De Marco, quer explicações sobre as constantes falhas no sinal da RBS TV ao longo de 15 dias. Pato (PP) quer saber se a Administração Municipal tem algum nome para ocupar o cargo da Secretaria da Agricultura e que seja dada atenção às ruas do bairro Promorar. Segundo o progressista, muitas estão esburacadas.

 

Projetos

Os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos e um por maioria. Com votos contrários dos pedetistas Antônio Pandolfo e De Marco, foi apreciada favoravelmente a proposta de inclusão do Parágrafo Único ao Art. 123 do Regimento Interno visando garantir o direito ao manifesto de um representante do partido na Casa Legislativa no momento da “Palavra dos Líderes”, mesmo diante da saída do líder após as explicações pessoais. A indicação do vice-líder possibilita que, diante de uma intercorrência urgente, o líder possa se ausentar das explicações pessoais, a qualquer momento, após a votação dos Projetos, sem que o tempo para o seu manifesto seja prejudicado. Desta forma, quando o líder do partido precisar se ausentar nas explicações pessoais, o mesmo poderá passar a palavra ao vice, previamente indicado, para manifestar-se, durante os 10 minutos.

O projeto de Lei Legislativa n.º 004/2018 extingue os cargos de tesoureiro, contador, servente, altera as atribuições do cargo de assessor da presidência, assessor legislativo, agente administrativo e cria o padrão CE-16.

Para a realização da maior feira de joias e lingeries do Sul do Brasil (Mostra Guaporé), os parlamentares aprovaram o projeto 49/2018 que autoriza a celebração de Termo de Fomento com a Associação Guaporé Pró-Eventos. A participação financeira do Município será de R$ 100 mil que serão utilizados principalmente para a montagem da estrutura do pavilhão, pirâmides e tablado. Em 2018, a Mostra Guaporé trabalhará em consonância com o planejamento turístico do Município, visando o alinhamento de ideias em busca de um mesmo objetivo: fomentar o turismo em todos os seus segmentos.

18ª sessão

Os vereadores voltam a se reunir em sessão ordinária no dia 16 de julho. Os trabalhos no plenário Roberto Baldasso, abertos a participação da comunidade, terão início às 19h.

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais