Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Quati aparece dentro de ginásio de escola

por Eduardo Cover Godinho

Bichinho indefeso estava observando a movimentação dos alunos na Escola Municipal Alexandre Bachi

Quati foi solto nas proximidades da captação de água da Corsan na zona rural
Foto: Divulgação

Direção, educadores, estudantes e funcionários da Escola Municipal de Educação Fundamental Alexandre Bachi, o conhecido CIEP, foram surpreendidos na tarde da segunda-feira, dia 26 de março, com a presença de um animal dentro do ginásio de esportes. Durante atividades práticas na quadra esportiva, alunos perceberam a movimentação, em uma das colunas de concreto de sustentação da estrutura do telhado, de um quati. O bichinho indefeso estava observando a movimentação e não esboçava reação.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, liderada pela secretária Monia Zampeze, foi acionada para solucionar o problema e resgatar o quati. Com auxílio de funcionários do educandário, o servidor Jovani Benvegnu, conseguiu capturá-lo. O animal, um filhote, não apresentava ferimentos pelo corpo.

Após ser colocado em uma caixa adequada para transporte e passar por uma avaliação veterinária, o quati foi levado para uma área mata fechada na Linha Três de Maio, proximidades da captação de água da Unidade da Corsan, para que fosse solto novamente em seu habitat.

“O animal estava acuado e provavelmente deve ter vindo da área verde que há nos fundos da escola. Não é raro em nossa região, mas ele basicamente vive em encostas e em vegetações fechadas. Optamos por larga-lo em um ponto da estrada que desce para a captação de água da Corsan porque é um dos locais adequados para o seu desenvolvimento em Guaporé”, disse a secretária Monia.

Quati

O quati é um mamífero aparentando o guaxinim, possuindo entretanto, um nariz mais comprido e um corpo mais alongado. Alimenta-se de minhocas, insetos e frutas. Aprecia também ovos, legumes e especialmente lagartos. Não gosta de água, mas pode nadar bem. Dorme no alto das árvores enrolado como uma bola e não desce antes do amanhecer.

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais