Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Centro Municipal Termignoni: Patrimônio histórico do lixo e do consumo de drogas gera preocupação

por Eduardo Cover Godinho

Antigo Curtume Termignoni tem servido de espaço para depósito de resíduos de empresas de confecções e baderna durante as tardes e noites

Resíduos sólidos (tecidos) acondicionados de forma irregular no local preocupam moradores
Foto: Eduardo Cover Godinho

Declarado patrimônio histórico e cultural no mês de dezembro de 2016, o Centro Municipal Termignoni, antigo complexo industrial do Curtume Termignoni – a maior empresa de Guaporé durante décadas, está, praticamente em todo o seu espaço físico, jogado às traças. Fora o prédio recuperado pela Administração Municipal que serve de abrigo para a Secretaria da Assistência Social e Habitação e Conselho Tutelar, o restante dos imóveis é algo esquecido há tempos e praticamente irrecuperável. Com acesso livre, principalmente pelos fundos (paralelo à rua Nabuco de Araújo), os prédios abandonados têm servido de depósito de lixo, em especial resíduos de empresas de confecção de lingerie, moda praia e fitness, além de palco para prostituição e consumo de entorpecentes.

Os moradores das proximidades, preocupados com os rumos que o Poder Público dará a área, denunciam seguidamente às autoridades da segurança pública, a entrada de jovens que ocupam as dependências para o consumo de drogas e atos libidinosos. Além destes, o espaço tem servido nos últimos tempos para o depósito irregular de produtos de empresas de confecções. Há pelo menos cinco toneladas de sacos com restos de tecidos jogados no antigo saleiro e em outra sala. A preocupação maior é que os resíduos peguem fogo e provoquem um incêndio de grandes proporções.

“Verificamos diariamente que automóveis e caminhonetes carregadas de sacos com resíduos de empresas de confecções estão entrando pela lateral e depositando o lixo nos prédios abandonados. A prática, pelo que temos conhecimento, é ilegal. Mas o que nos preocupa é o que pode ocasionar esse lixo ali. Além da proliferação de animais peçonhentos, os resíduos, se houver a colocação de fogo, podem causar um incêndio de maiores proporções e um estrago grande na estrutura. E não é difícil de acontecer. Seguidamente presenciamos a entrada de jovens que se escondem para o consumo de maconha e crack. Queremos que as autoridades tomem uma providência urgente. Esse lixo não pode ficar acondicionado em um prédio público”, disse um dos moradores da região.

O descarte dos resíduos sólidos de empresas de confecções é ilegal. É responsabilidade das empresas, segundo a Secretaria do Meio Ambiente, segregar, identificar, classificar e acondicionar em local específico os resíduos gerados na área do empreendimento observando as normas NBR 12.235 e NBR 11.174 da ABNT, em conformidade com o tipo até posterior destinação final dos mesmos. Os empresários devem verificar o licenciamento ambiental das empresas para as quais encaminham seus resíduos sólidos, pois conforme artigo 9 do Decreto Estadual nº 38.356 de 01/04/98 a responsabilidade pela destinação adequada dos resíduos é da fonte geradora.

 

O complexo

O Complexo Industrial do antigo Curtume Termignoni é composto pelas quadras urbanas 62 e 64 com área de 30.488 m2. O imóvel contem 13 prédios de alvenaria e dois pavilhões. A grande maioria, quase a totalidade, necessitando de total restauração.

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais