Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Projeto Água + que aproveita água da chuva gera economia média de 40% no consumo e gasto mensal

por Valesca Heloisa Andreolli

O projeto é desenvolvido na Escola Estadual Colbachini de Nova Bassano, gerando economia financeira, despertando a consciência ambiental e o reconhecimento da qualidade do ensino público

Foto: Alunos que desenvolvem o Projeto Água+ na instalação do sisema./Foto: Arquivo Colégio Colbachini
Foto: Divulgação

Os alunos Tiago Guadagnin Radin, Eduardo Ravanello Dias, Willian Defendi Minozzo, estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Colbachini, dentro da disciplina de Seminário Integrado desenvolvem a pelo menos 8 meses, o Projeto Água + que visa a captação da água da chuva e seu aproveitamento na Escola para fins da lavanderia e abastecimento dos banheiros. O projeto é orientado pelas professoras Eunice Tonin Silvestri e Géssica Lazzarotto, com apoio da Diretora Firléia Guadagnin Radin. De acordo com dados obtidos mensalmente observou-se que apenas 10% da área disponível na Escola para captação da água a chuva está sendo utilizada para o aproveitamento, e desde o início da execução do projeto em 11 de março de 2015 já foram aproveitados 299 mil litros do recurso natural, ou seja, 38,33m³ mensais. Em média 40% no consumo e no custo financeiro é economizado mensalmente. A Escola economiza em torno de R$300 por mês com o sistema.

Com este projeto o Colégio Colbachini participou da Mostra Pedagógica do CPERS, em Porto Alegre, nos dias 15 e 16 de outubro, como forma de valorizar o trabalho dos professores e alunos, onde apresentou o Projeto Água +, que obteve o 1º lugar na categoria Educação Profissional. Foram 5 projetos selecionados, para participar em dezembro na Costa Rica do Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano.

A Diretora do Colégio Estadual Colbachini Firléia Guadagnin Radin, a professora Géssica Lazzarotto, e os alunos Tiago Guadagnin Radin, Eduardo Ravanello Dias, Willian Defendi Minozzo envolvidos no projeto Água +, em entrevista à Rádio Rosário destacam a importância da iniciativa, os resultados obtidos e a possibilidade do sistema ser e implantado por outras pessoas.

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários