Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Declarado aberto o I Congresso de Rádio Católica do Brasil

por Ivan Sgarabotto

Solenidade de abertura contou com o governador de SP e o arcebispo de Aparecida (SP)

Foto: Divulgação

O I Congresso de Rádio Católica do Brasil iniciou na manhã desta terça-feira, dia 28, em Aparecida (SP).  Na oração inicial Pe. Evaldo César, diretor da Rede Aparecida, conduziu o momento que foi finalizado por Dom Orlando Brandes, com a presença de radiodifusores, da diretoria da Rede Católica de Rádio (RCR), do prefeito de Aparecida (SP), Ernaldo Marcondes; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Em seguida, os participantes se dirigiram ao Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório para a solenidade de abertura e o começo do encontro. A mesa de composição contou com ainda com a diretoria da RCR, com Dom Orlando Brandes, Dom Devair Araújo da Fonseca (representando Dom Darci Nicioli, da Comissão para a Comunicação da CNBB), o prefeito de Aparecida, o governador de São Paulo; Padre Sérgio Gheller, representando a Signis Brasil; e Ir. Helena Corazza, uma das sócias fundadoras da RCR.

Nas palavras de abertura, Dom Darci Nicioli deu uma mensagem aos congressistas por meio de um vídeo ressaltando a relevância do rádio, o amor à comunicação, ao rádio, à evangelização, e falando principalmente de estar a serviço da comunicação numa cultura do encontro.

“Precisamos olhar para o futuro com amor e esperança. Radiofifusores, reflitam sobre a urgentíssima necessidade: é preciso caminhar com a Igreja”, afirmou.

Já a presidente da RCR, Angela Morais, agradeceu a presença de todos, à Irmã Helena Corazza, e também ao Frei Sebastião Benito Quaglio, presidente da Milícia da Imaculada no Brasil, referindo-se à Rede Milícia Sat.

“A minha fala hoje é de gratidão. Se estou hoje na presidência da RCR é porque essa rede [Milícia Sat], assim como todas as outras, acredita no trabalho em conjunto. Não é fácil, ninguém disse que seria fácil, mas nós estamos aqui e gostamos de desafios. Por isso ouvimos vocês e trouxemos neste Congresso os assuntos que vocês pediram. Então, nesses dois dias, desejo que possamos compartilhar, aprender com esse novo desafio da migração, do transmídia, das novas tecnologias, e a questão financeira”, disse.

Também Dom Orlando Brandes manifestou-se sobre a abertura do Congresso.

“Aprendi que primeiro vem a comunicação interpessoal e depois os meios de comunicação. Que nos conversemos bastante! Que a comunicação autenticamente católica ajude a recompor tudo aquilo que está quebrado, que vocês sejam os microfones de Deus comunicador, do evangelho e do Reino”, falou.

A importância do Congresso  - Em coletiva de imprensa após a solenidade de abertura, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se expressou sobre a relevância do evento no momento atual da história.

“São mais de 200 rádios do Brasil inteiro prestando um serviço público imbatível e também cumprindo sua missão evangelizadora. Em tempos de mudança, na velocidade da mudança, o Congresso vem em boa hora pra debater os desafios do momento presente. Então é uma alegria participar. Quero deixar um abraço desejando um ótimo congresso e dando as boas vindas a todos que vieram de todo o Brasil para participar deste encontro”, declarou.

Durante toda a tarde de hoje haverá palestras sobre o potencial da audiência no rádio, ECAD, e criatividade em tempos de crise.

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários