Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campus da UCS Guaporé deverá ter nova direção

por Eduardo Cover Godinho

Profª Drª. Maristela Pedrini, após dez anos na gestão do Campus Universitário de Guaporé da Universitário da Universidade de Caxias do Sul, instituição de ensino superior na “Capital da Hospitalidade”, deixará o cargo

Maristela durante atividade realizada pelo Campus Guaporé em parceria com os diretórios acadêmicos
Foto: Divulgação

O Campus Universitário de Guaporé da Universidade de Caxias do Sul (UCS), instalado em outubro de 1991, consolidado em nosso município e região, passará por mudanças na gestão. A Profª Drª. Maristela Pedrini, após dez anos atuando como gestora da instituição de ensino superior na “Capital da Hospitalidade”, está deixando o cargo. Já há algum tempo, a professora Maristela havia demonstrado seu desejo em deixar a função na gestão para se dedicar a sua carreira de docente e de pesquisadora na instituição. Entretanto, tendo em vista o processo de eleição par Reitoria iniciado no final do ano passado, o Magnífico Reitor Profº Dr. Evaldo Antônio Kuiava solicitou que os gestores permanecessem para o encerramento do seu mandato. Transcorrida a eleição para a Reitoria, e tendo sido o professor Evaldo reconduzido ao cargo, tomando posse no dia 02 de maio de 2018, iniciou o processo de composição da nova equipe gestora da Universidade para o novo mandato. Assim, com esse processo ocorreu a eleição dos Diretores das Áreas de Conhecimento, que são seis e a escolha dos Diretores Acadêmicos e de Campi. Nesta oportunidade então, a troca na gestão do Campus de Guaporé se consolida, tendo em vista que a renovação é sempre uma oportunidade de aprimoramento.

A professora Maristela, se orgulha e sente-se honrada de ter estado na gestão do Campus de Guaporé por uma década ao mesmo tempo em agradece à Universidade pela oportunidade de exercer a função, em especial à Reitoria pela confiança no seu trabalho, uma vez que pertence ao quadro de docentes da

Universidade desde o ano de 1996, ou seja, há vinte e dois anos.

“Completei 10 anos na direção do CGUA em março de 2018 e entendo que é importante oportunizar espaço para que outros profissionais possam contribuir com a Universidade, através de novas ideias e novos projetos. A mudança é saudável, é necessária e entendo que neste período busquei dar o meu melhor no exercício da função. Um dos principais objetivos foi resgatar os laços da Universidade com a comunidade de Guaporé e entendo que conseguimos fortalecer os laços coma comunidade e região.” Destaca ainda: “a universidade vive um momento de muitas mudanças em seu modelo de ensino, mudanças curriculares, atualização, aperfeiçoamento e qualificação a partir dos novos paradigmas educacionais e das novas competências do ensinar e do aprender da pós-modernidade”.

A diretora destacou ainda: “A vida é feita de ciclos...Esta experiência como gestora da Universidade veio a aprimorar meus conhecimentos, minhas competências de gestão educacional iniciadas na Educação Básica no Colégio Scalabrini e na Escola Estadual Bandeirante, escolas em que atuei por muitos anos”, disse.

Maristela afirmou: “Procurei me dedicar com todo meu esforço, com toda minha paixão pela UCS, não medindo esforços para buscar a qualificação pedagógica e de instraestrutura, pois o Campus de Guaporé é uma unidade de uma das comunitárias do país. Acredito ter contribuído para a consolidação e manutenção desta unidade universitária da UCS em Guaporé, a fim de proporcionar para Guaporé e região a possibilidade de prosseguir seus estudos em nível superior. Tenho a consciência que todo o trabalho tem erros e acertos, mas tenho a convicção de ter feito o melhor diante das situações e circunstâncias. Meu sentimento é o de dever cumprido, mas com a certeza de que o trabalho vai continuar nas mãos de uma pessoa competente e responsável, a qual terá todo meu apoio. Nos próximos dias estaremos fazendo a transição do cargo, uma vez que no dia 25 de julho haverá o ato oficial de posso do novo diretor”.

Maristela ainda referre “Sou grata a toda a comunidade de Guaporé e região, não citarei nomes para não esquecer de nominar alguém, pois foram muitas pessoas que me apoiaram em todos esses anos, gratidão a todos os segmentos da sociedade por toda acolhida e respeito à UCS, ao Campus de Guaporé e, particularmente, ao meu trabalho! Que possamos continuar contanto com as portas abertas!”

A professora Maristela continuará atuando como docente na instituição, também com atividades aqui no Campus de Guaporé e destaca: “Minha gratidão a todos os acadêmicos e acadêmicas pelas parcerias e pelos momentos de convivência, com desejos de sucessos e felicidades a todos e a todas.”

Entre as “lutas” travadas para melhorar cada vez mais o ensino superior e as atividades dos acadêmicos no Campus, está a mudança da sede principal. Instalada no Distrito de Colombo, distante 8 km da área central da cidade, a Unidade II passou por grandes transformações em sua infraestrutura até que as aulas fossem transferidas novamente, em janeiro do ano de 2016, para a Unidade I – no bairro Centro. Maristela, juntamente com as lideranças dos diretórios acadêmicos de Administração e Direito, conquistou acervo qualificado para a biblioteca, lancheria, cobertura no acesso ao prédio, proteção para as janelas (evitando entrada de insetos nos dias quentes), entre outras melhorias estruturais. Também, a diretora trabalhou junto aos coordenadores de cursos para o fortalecimento das atividades de extensão articulando a universidade com os diferentes setores da área empresarial, jurídica e da educação. Também a reabertura do Curso de Bacharelado em

Ciências Contábeis foi outra ação que veio a atender interesses da região.

Foram muitas ações realizadas e que ainda deverão se consolidar, pois a trabalho para a qualificação e aprimoramento do campus deve ser continuado.

“A transferência da maioria da oferta das aulas da graduação para o centro da cidade veio atender a um desejo da comunidade que era de que a Universidade de Caxias do Sul, primeira instituição de ensino a se fixar em Guaporé, viesse a (re)ocupar seu espaço no centro da cidade, fortalecendo os vínculos, a fim de revitalizar sua atuação em Guaporé e região, propósito esse trabalhado com muito empenho através de sua diretora, a profª Drª Maristela Pedrini”, destaca o informe da UCS.

A informação da substituição da direção do Campus da UCS Guaporé ainda não foi confirmada pela Reitoria.

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais