Guaporense assume secretaria de Saúde de Canoas
Patrícia Messa Urrutigaray, 40 anos, atuou por dois anos como responsável pela pasta no governo “Mazutti e Zanon” em Guaporé. “Desafio é imenso”, afirma
Foto: Vinícius Thormann/PMC
Formada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus Guaporé e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Patrícia Messa Urrutigaray, 40 anos, assumirá interinamente uma das mais complexas secretarias de uma Administração Pública Municipal. A guaporense, que entre os anos de 2014 e 2016 comandou a Secretaria de Saúde no Governo Paulo Mazutti (PP) e Emílio Carlos Zanon (PP), comandará a pasta da Saúde na quarta maior cidade do Rio Grande do Sul. É em Canoas que Patrícia, que desde 2 de janeiro de 2017 atuava como secretária adjunta, terá o desafio de dar andamento às ações para melhorar a qualidade de vida da população estimada em cerca de 350 mil habitantes.
A confirmação do nome de Patrícia como secretária interina foi dada pelo prefeito Luiz Carlos Busato, na tarde da sexta-feira, dia 7 de dezembro, durante encontro com funcionários da pasta. A guaporense, que dedicava-se às questões jurídicas e na operação de acordo de pactuação entre o município e estado, vai contar com auxílio de dois conselheiros aposentados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Eduviges Rogério de Souza e Eduardo Cordeiro, contratados pela prefeitura.
Patrícia disse que empenho e dedicação não irão faltar. Ela salienta que a prioridade será a transparência nas ações, a qualidade no atendimento à população de Canoas e a assistência aos profissionais da saúde.
“É mais um grande desafio em minha vida. Me sinto honrada pela confiança em mim depositada”.
A guaporense afirma que, a cidade de Canoas, assim como os grandes centros gaúchos, é referência para o atendimento na saúde.
“Diferente de Guaporé onde os serviços de alta complexidade na área da saúde estão em Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Porto Alegre, Canoas é a referência para até 156 municípios em algum tipo de serviço. Mas uma das coisas que aproxima as duas cidades é a responsabilidade que devemos ter com o cuidado ao paciente através da humanização e a qualificação dos serviços de saúde”.
O prefeito Busato afirmou que a indicação da secretária interina se deu pela qualidade técnica e o perfil profissional.
“Temos plena confiança de que a Patrícia fará um grande trabalho no comando da Saúde, como já vinha fazendo quando atuava como adjunta. A sua formação em Direito vai contribuir com a prerrogativa número um do nosso governo: agir sempre dentro da legalidade”, disse.
Comentários