Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Nasce um projeto de resgate cultural e social dos imigrantes italianos

por Eduardo Cover Godinho

Guaporenses constituem entidade em prol da preservação dos laços com a Itália convidam a comunidade descendente da região do Vêneto a participar de assembleia

Primeira reunião com os associados José Antônio Petrella, Ivaldino Lodi Rissini e Ari Cagol, frente à bandeira de Vêneto
Foto: Letícia Brignol

Com o propósito de promover a Cultura Ítalo-Brasileira e suas artes em geral, dentro de suas diferentes manifestações, surge o projeto de uma Associação no município de Guaporé. Aberta a todos italianos e seus descendentes, a entidade pretende desenvolver relações financeiras, sociais e econômicas com a Itália e apoiar ao gemellaggio, tratado de cidades irmãs, principalmente com as regiões do Vêneto, Trentino e Friuli, o Triveneto.

Tendo em vista que os costumes trazidos pelos imigrantes italianos no final do século XIX vêm se perdendo ao longo dos anos e estão sendo pouco cultivados pelas novas gerações, o objetivo da associação, pré denominada de Tere nove de Venexia – Brasil, é desempenhar na sociedade e apoiar projetos como exposições, festivais e eventos que visem a preservação da cultura italiana, do patrimônio imaterial e dos antigos saberes e fazeres.

Na manhã do último dia 10, o senhor Ivaldino Lodi Rissini, um dos fundadores da iniciativa, juntamente com parte da comitiva da entidade, se reuniu para tratar de alguns detalhes, discutir finalidades, propósitos e definir o comitê administrativo da mesma. No dia 22 de março, no auditório da Casa de Cultura, será realizada a primeira assembleia para estruturar a constituição da associação e efetivar sua oficialização. A entrada será aberta à comunidade descendente italiana, especialmente, da região do Vêneto.

 

Por: Letícia Brignol

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais