Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Ministério das Cidades lança Sistema de Notificação de Trânsito

por Valesca Heloisa Andreolli

O uso do aplicativo permitirá um desconto de 40% no valor da multa

Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou nesta terça-feira, dia 1° de novembro o aplicativo criado para comunicar diretamente infrações a motoristas, que permitirá um desconto de 40% no valor da multa. Também nesta terça, passou a vigorar o aumento de até 66% nas multas, além do agravamento da punição para algumas infrações.

A Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) estão entre os primeiros a aderir.

Assim, em todo o Brasil, quem se cadastrar no aplicativo e cometer infração em rodovia federal a partir desta terça receberá a notificação pelo app, quando ela for cadastrada no sistema, informou o Denatran.

O único Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que faz parte do sistema, por enquanto, é o de Santa Catarina. Segundo a gerente de penalidades do Detran-SC, Graziela Casas Blanco, apenas as infrações cometidas em outros estados por carros registrados no estado aparecerão no aplicativo.

Inicialmente, mais de 1,6 mil órgãos autuadores são considerados aptos a aderir ao sistema, segundo o Denatran. Mas não há prazo para eles passem a utilizar o aplicativo; a adoção também não é obrigatória.

Não é um produto pronto, é um início do processo. O passo mais importante é sua estruturação e este já foi dado"

“Não é um produto pronto, é um início do processo. O passo mais importante é sua estruturação e este já foi dado. Faremos chegar ao cidadão a comunicação da infração com a maior brevidade possível”, afirmou o coordenador de Educação do Denatran, Francisco Garonce.

Informações Assessoria de Comunicação do Ministério das Cidades - ASCOM

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais