Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Guaporé promove o II Encontro de Juventude Rural

por Eduardo Cover Godinho

Na pauta, destaques para o projeto “Jovem Empreendedor Rural” e o programa Gestão Sustentável

Pavilhão será inaugurado na terça-feira, dia 14 de novembro
Foto: Eduardo Cover Godinho

Com grande expectativa e uma pauta recheada com informações necessárias para que o homem do campo, em especial os jovens, possa dar continuidade às atividades no setor primário com maior segurança, evitando assim o êxodo rural, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDERG), com apoio do Poder Público de Guaporé, Escritório da Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), promove mais um encontro da juventude rural. O evento, denominado “II Encontro Municipal da Juventude Rural”, acontece na terça-feira, dia 14 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República, no Centro de Convivência do Idoso.

A atividade, com início às 13h30min, tem em sua programação dois temas de discussão de extrema relevância e uma inauguração que promete dar maior visibilidade ao que é produzido na zona rural de Guaporé. Na abertura, as autoridades municipais e regionais, e os jovens presentes conhecerão o programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar que vem sendo desenvolvido pela Emater. Na sequência, haverá a apresentação do projeto “Jovem Empreendedor Rural”, aprovado no Poder Legislativo e sancionado pelo Governo Municipal. O objetivo principal, segundo o engenheiro Agrônomo da Emater, Antonio César Perin, é evitar o esvaziamento do campo e incentivar os jovens para que invistam em projetos de crescimento da produção primária nas propriedades rurais.

“A proposta do projeto jovem empreendedor rural visa formar empreendedores, contribuindo para torná-los produtores de sucesso, requintando, quando possível, as cadeias produtivas, estimulando os processos agroindustriais através de incentivo ao abastecimento do município com gêneros alimentícios primários, semiprocessados e agroindustrializados de primeira necessidade. Acreditamos muito no projeto e nosso objetivo é mudar a realidade atual do campo. Pensamos nos problemas e nas perspectivas possíveis para que os jovens mantenham-se na zona rural com expectativa dos seus negócios crescerem. Políticas públicas garantem oportunidades efetivas de permanência e é isso que buscamos”.

Além das apresentações do Gestão Sustentável e do Jovem Empreendedor Rural, a pauta do II Encontro Municipal de Juventude Rural conta com a inauguração do Centro de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, o conhecido “pavilhão da agricultura familiar”. A atividade festiva está marcada para as 15 horas.

A juventude rural de Guaporé é convidada a participar do encontro que tem entrada franca. A expectativa dos organizadores é que aproximadamente 100 jovens estejam presentes no evento.

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais