Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Médico Veterinário alerta a importância da vacinação contra febre aftosa

por Valesca Heloisa Andreolli

Deverão ser imunizados bovinos e búfalos de 0 a 24 meses até o dia 30 de novembro

Foto: Divulgação

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa provocada por vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovirus e afeta principalmente bovinos e búfalos de todas as idades.

A doença é responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais. Quando em 2000 e 2001 no Rio Grande do Sul foi registrada a última ocorrência de aftosa, 52 focos foram confirmados em diversos municípios gaúchos. Foram sacrificados mais de 26 mil animais e investidos aproximadamente 11 milhões de reais em ações sanitárias para conter a doença, além das perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal.

Para que a doença não volte a ocorrer a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação realiza campanha de vacinação dos animais. Esta é a segunda etapa da vacinação, que teve inicio em 1° de novembro e encerrará em 30 de novembro. Deverão ser imunizados bovinos e búfalos de 0 a 24 meses.

Kleiton Pan médico veterinário responsável pela Inspetoria Veterinária de Serafina Corrêa  salienta a importância dos produtores estarem atentos a regularidade da vacinação contra a febre aftosa e como transcorre a campanha.

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais