Emater/RS-Ascar de Guaporé auxilia produtores na instalação de abrigos para agrotóxicos
Engenheiro Agrônomo da Regional de Caxias do Sul, Ênio Todeschini, esteve no município para prestar esclarecimentos e qualificar extensionistas
Foto: Divulgação
Buscando maior qualidade de vida aos agricultores e a preservação do meio ambiente nas propriedades rurais, o Escritório da Emater/RS-Ascar, de Guaporé, juntamente com a Regional de Caxias do Sul, está auxiliando quem deseja se adequar a Norma Regulamentadora 31, que dispõe do correto armazenamento para as embalagens de agrotóxicos. O espaço físico (abrigo) para guardar e estocar agrotóxicos, em condições que garantam a saúde e segurança da família rural, dos trabalhadores e animais domésticos, a segurança ambiental e dos produtos, deve, segundo o assistente Regional de Fruticultura e uma das maiores autoridades no assunto no Brasil, Ênio Todeschini, estar instalado em local livre de inundações, separado de estoque e/ou manuseio de alimentos, medicamentos e instalações de animais e distante de residências, no mínimo, 30 metros e 100 metros de mananciais de água.
“É uma questão de organização da propriedade rural e não um custo a mais. É segurança para todos, em especial às famílias rurais. As construções devem ter paredes e coberturas resistentes, ter acesso restrito aos trabalhadores devidamente capacitados a manusear os produtos agrotóxicos, possuir ventilação, ser dotada de proteção que não permita o acesso de animais, piso impermeável e sistema de contenção que impeça a penetração do produto no solo e o escoamento para locais não desejados, entre outros, como um ambiente destinado à higiene, banho, lavagem e guarda das roupas usadas durante as aplicações (EPIs e outros)”, disse.
A Emater, conforme Todeschini, desenvolveu ao longo de dois anos um projeto e disponibiliza-o para os produtores rurais interessados. Além da entrega da planta baixa, hidráulica e elétrica, contendo todas as especificações para que a edificação fique no padrão exigido por lei, os técnicos visitam a propriedade rural para a escolha do local adequado, juntamente com o agricultor.
“Ofertamos toda a assistência para os produtores rurais. Além da disponibilidade das plantas, que podem ser adequadas dependendo das necessidades, há um orçamento básico do que o agricultor investirá para se adequar à legislação. Buscamos sempre orientar e dirimir as dúvidas para que haja o melhor aproveitamento do espaço, dentro do que a Norma Regulamentadora 31 exige. Percebemos uma maior conscientização dos produtores. Todos estão cientes que lidam com produtos perigosos e nocivos à saúde. Os agrotóxicos, infelizmente, são ferramentas indispensáveis para os produtores conseguirem manter a cadeia alimentícia diária. São milhares que dependem do árduo trabalho no campo. A Emater trabalha muito com a racionalização do uso dos produtos porque eles são, se mal manipulados, perigosos”, afirmou.
Os servidores da Emater/RS-Ascar de Guaporé, extensionistas e engenheiros agrônomos, estão à disposição dos produtores rurais para maiores esclarecimentos e dúvidas sobre a construção do correto abrigo para armazenagem de agrotóxicos. Informações podem ser obtidas diretamente no escritório, localizado na rua Ângelo José Bordin – no prédio da Previdência Social (INSS), ou pelo telefone (54) 3443.1573.
Comentários