Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Agrônomo da Emater explica sobre a metodologia adotada para perícias do Proagro

Baixar Áudio por Valesca Heloisa Andreolli

De acordo com Leandro Éberth, em torno de 20 laudos já estariam pendentes, desde que as medidas para isolamento e afastamento social por conta do coronavírus foram decretadas

Foto: Divulgação

A Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), recebeu a aprovação da proposta enviada à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, e ao próprio Bacen, para simplificar a metodologia das perícias do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), para este período de quarentena, com vigência até 30 de junho. Através da Resolução 4.796, publicada pelo Banco Central do Brasil nesta data, ficam estabelecidas medidas de caráter emergencial para os procedimentos de comunicação e comprovação de perdas e de cálculo de coberturas para as operações enquadradas no Proagro de que trata o Capítulo 16 do Manual de Crédito Rural (MCR).

Leandro Éberth, Engenheiro Agrônomo do escritório da EmaterRS/Ascar explica em entrevista sobre a metodologia adotada pela entidade, que até o momento no Rio Grande do Sul já realizou 8 mil perícias.

Segundo Éberth, em Serafina Corrêa mais de 100 laudos periciais já haviam sido realizados em razão da estiagem que afeta o município desde meados de janeiro deste ano. Em torno de 20 laudos já estariam pendentes, desde que as medidas para isolamento e afastamento social por conta do coronavírus foram decretadas.

Para a comprovação das perdas, a nova proposta busca trabalhar mais pelas médias municipais, ou seja, a partir dos estudos e estimativas que a Emater/RS-Ascar já possui nos municípios e regiões do Estado, podendo utilizar os dados de produtividade média publicados pelo IBGE. Além disso, o documento sugere que as comunicações de ocorrência de Proagro sejam realizadas de forma eletrônica entre o agente financeiro e o agente que realiza o relatório de comunicação de perdas, de forma eletrônica, por e-mail, aplicativo, WhatsApp ou telefone.

Central de Conteúdo Unidade Rosário

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais