Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Operação NPR: Polícia Civil desarticula quadrilha que desviava cargas de grãos

por Eduardo Cover Godinho

Vara Criminal de Guaporé deferiu oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva. Quatro pessoas foram presas

Agentes da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob coordenação do delegado Alexandre Luiz Fleck, deflagraram na segunda-feira, dia 26 de outubro, uma operação de combate ao furto de cargas de grãos, em especial da soja. Oito mandados de busca e apreensão (MBA) e cinco de prisão preventiva, todos deferidos pela Vara Criminal de Guaporé, foram cumpridos nas cidades de Guaporé, Nova Araçá, Getúlio Vargas e Iraí no Rio Grande do Sul e, Xaxim e Xanxerê em Santa Catarina durante a Operação NPR.

O objetivo é desarticular uma organização criminosa que atuava desviando cargas de grãos. Segundo o delegado Alexandre Luiz Fleck, o grupo criminoso agia da seguinte forma: efetuava carregamentos de soja e os desviavam durante o percurso, praticando, assim, o furto. Após, efetuavam a troca da nota fiscal por uma inidônea, de produtor rural (Nota Promissória Rural/NPR), repassando ao receptador final, o qual já estava previamente alinhavado com a organização criminosa, sendo dois identificados nas cidades de Guaporé e Iraí.

A quadrilha estaria envolvida em pelo menos 11 furtos entre os meses de março e setembro de 2020, quase todos em solo gaúcho. Dois fatos, conforme a investigação, teriam ocorrido nos estados de Santa Cataria e Paraná. Ao longo dos trabalhos dos policiais da DRFC/DEIC, quatro pessoas foram presas, sendo uma em Guaporé, outra em Getúlio Vargas e outras duas no território catarinense.

“O quinto, em princípio, é um caminhoneiro que mora no Centro Oeste”, disse o delegado Fleck.

Os policiais apreenderam um caminhão (cavalo e carreta), cuja ordem de apreensão foi ordenada. O veículo foi localizado e apreendido em Palmeira das Missões.

Em Guaporé

Na “Capital da Hospitalidade” a prisão de um homem, de 34 anos, ocorreu em um apartamento na área central, localizado na Avenida Silvio Sanson. A ação exitosa foi dos agentes da Delegacia de Polícia Civil (DP), de Guaporé, coordenados pelo delegado Tiago Lopes de Albuquerque, em colaboração à equipe da DRFC/DEIC. Natural de Nova Bassano, ele é motorista de caminhão e estaria envolvido no desvio de uma carga de grãos no mês de agosto.

“Pelo que apuramos o indivíduo de Guaporé seria responsável pelo meio de campo, até a questão da troca de notas fiscais e de encaminhamento para os receptadores”, destacou Fleck.

Prejuízos

Os prejuízos são avaliados em aproximadamente R$ 1 milhão com o desvio de toneladas de soja e há possibilidade de que crimes semelhantes tenham sido praticados em outros Estados. A apuração está sendo efetuada com a troca de informações com as Policias Civis.

“É bem possível, pelo modo deles operarem e pelo fato dos caminhões transitarem o país inteiro, em especial nos estados vizinhos como Santa Catarina e Paraná”, destacou o coordenador da DRFC/DEIC.

Na ação foi possível verificar mais informações sobre os delitos, de maneira a alimentar ainda mais o conteúdo probatório para o futuro processo penal.

”Vamos verificar o material apreendido como aparelhos de telefone celular e realizar o interrogatório com os envolvido para tentamos identificar outros membros atuantes na quadrilha”.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários