Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Brigada Militar prende jovem que depredou parte do Cemitério Municipal de Dois Lajeados

por André Fabio Bresolin

No final da tarde do sábado (24), ele entrou no Cemitério e violou diversas sepulturas

A colaboração da comunidade de bem e a rápida ação no combate à criminalidade dos policiais militares de Dois Lajeados e de São Valentim do Sul, resultou na prisão em flagrante de um jovem que depredou parte do Cemitério Municipal de Dois Lajeados. No final da tarde do sábado, dia 24 de agosto, por volta das 17h30min, cerca de 30 túmulos e gavetas foram praticamente destruídos e violados por E.S., 21 anos, que é suspeito da prática de diversos delitos no "Pequeno Paraíso".

Conforme os brigadianos que atenderam a ocorrência, o jovem, acusado da tentativa de furtos de cabos de cobre do para-raios na Escola Nova, entrou no Cemitério e violou diversas sepulturas. Em muitas delas, o criminoso quebrou a lápide, vasos de flores, portas de ferro/alumínio e vidros, além de algumas imagens sacras e outros objetos que estavam nos jazigos. 

"É algo inimaginável. Como uma pessoa pode fazer isso. Destruiu a sepultura da minha família e de muitas outras. Agora é contabilizar o prejuízo e reconstruir o que foi destruído. Estamos tristes, mas ao mesmo tempo aliviados porque os policiais militares conseguiram prendê-lo. Esperamos que a Justiça o mantenha preso", disse uma mulher, de família tradicional em Dois Lajeados, que prefere não se identificar. 

Moradores próximos ouviram barulhos e, através da Central de Operações (Telefone 190), acionaram a BM. A guarnição, que estava nas proximidades se deslocou para verificar o fato, porém, o jovem não estava mais. Foram informados que ele havia sido visto tentando furtar uma residência - entrando por uma janela dos fundos - mas o ato não teria sido consumado porque vizinhos perceberam a ação delituosa e afugentaram-no. Na sequência, com as características, os policiais o localizaram de posse de objetos levados dos túmulos e das gavetas.

E.S., que estava com uma das mãos cortadas (quebrou diversos vidros das portas dos jazigos no Cemitério), recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia (DP), de Guaporé, para o registro do flagrante por furto qualificado e violação de sepultura. Os policiais ainda encontraram nas proximidades um chinelo sujo de sangue. Posteriormente foi conduzido para o Presídio Estadual de Guaporé onde fica à disposição da Justiça.

O Município

O Poder Público, através do prefeito Tiago Grando, se solidariza com as cerca de 30 famílias que tiveram os túmulos e gavetas depredados pelo criminoso. Segundo Grando, medidas serão tomadas para oportunizar maior segurança no Cemitério Municipal, evitando assim que novas ações desta natureza ou semelhantes possam acontecer. 

"Assim como as famílias atingidas, nós (Poder Público) também estamos entristecidos com a depredação do Cemitério. É de nossa responsabilidade a limpeza e a manutenção do espaço. Estamos fazendo a nossa parte e jamais imaginamos que isso poderia acontecer", disse o prefeito.

Grando parabeniza a rápida operação dos policiais de Dois Lajeados e São Valentim do Sul para a prisão do responsável e a resolução do caso.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários