Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Bombeiros combatem incêndios em Guaporé e São Valentim do Sul

por André Fabio Bresolin

As duas atividades foram extremamente desgastantes

Num dos dias mais quentes de 2019, os bombeiros do 7º Batalhão de Bombeiros Militar – Pelotão de Guaporé, comandado pelo tenente Luimar Flores Braseiro, combateram na tarde do domingo, dia 22 de dezembro, durante três longas horas um incêndio que atingiu uma vegetação na zona rural de São Valentim do Sul. Antes disso, eles haviam controlado as chamas em um terreno baldio nos fundos do antigo Posto do Barão. As duas atividades foram extremamente desgastantes, visto a forma que se encontravam as capoeiras e as árvores.

“Estavam secas e as labaredas, com auxílio do vento, se espalhavam rapidamente pela vegetação”, relataram os bombeiros, soldados Ederson, Jeison e Lagemann.

A primeira ação aconteceu por volta das 14h30min, na vegetação, nos fundos do antigo Posto do Barão. O fogo consumiu cerca de 200 m2 de área ao lado da rua Félix Engel Filho. Para o controle, a guarnição utilizou aproximadamente 1000 litros de água. A situação que exigiu maior ação aconteceu na Linha São Jorge, zona rural de São Valentim do Sul. Os bombeiros foram acionados por volta das 17h45min, a pedido de Claudir Pedro Cavagnoli. O sulvalentinense relatou que sua plantação de milho estava em chamas. O rápido deslocamento e a atuação eficaz, mesmo em condições extremas, evitaram a perda de toda a área. O fogo, além do milho, atingiu uma plantação de eucaliptos com cerca de um hectare. Ederson, Jeison e Lagemann controlaram, com a utilização de três mil litros de água e batedores, as labaredas.

“A tarefa foi árdua, mas conseguimos controlar tudo. Procuramos extinguir todo e qualquer foco que poderia desencadear novamente o fogo. Foram duas horas para controlar as chamas e mais uma para efetuar o rescaldo.”, destacaram.

Os bombeiros Ederson, Jeison e Lagemann, ao término da ocorrência, orientaram Cavagnoli para que ficasse atento caso houvesse novos focos de incêndio nas plantações. Durante as duas atividades, o quartel ficou desguarnecido.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários