Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Bombeiros civis do SCAB de Serafina Corrêa participam de curso de resgate veicular

por Eduardo Cover Godinho

Atividades foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), através do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, de Passo Fundo

Resgate veicular, com a participação de militares e civis, foi o tema proposto do curso em Passo Fundo
Foto: CBMRS

A missão é salvar vidas e para que isso possa ocorrer os profissionais das áreas da segurança pública e saúde devem estar preparados. Buscando o aperfeiçoamento e a qualificação, voluntários do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB), de Serafina Corrêa, participaram na quinta, dia 15, e sexta, dia 16, do curso de resgate veicular na cidade de Passo Fundo. A atividade, dividida em quatro módulos, foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), através do 7º Batalhão de Bombeiro Militar (7º BBM), integrantes de resgate da região e militares.

Do SCAB participaram o coordenador Pereira e o comandante de socorro Rodrigues. Durante dois dias, aprimoraram técnicas, tanto teóricas, quanto práticas, de resgate veicular. Os veículos destruídos utilizados, todos com perda total, foram levados pelo Auto Guincho Petrópolis com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“Extremamente importante qualificarmos. Temos atendido, em conjunto e nos chamados do Corpo de Bombeiros Militar (CB) de Guaporé, uma série de acidentes de trânsito com vítimas. É fundamental que estejamos preparados para poder dar a rápida resposta para os envolvidos e, com segurança, estes possam ser conduzidos para atendimento médico”, disse Pereira.

A parte prática foi dividida em quatro módulos. O primeiro apresentou a sinalização e o reconhecimento de área de risco (vazamentos de combustíveis, redes elétricas, incêndio em veículo no momento do acidente). Na sequência, os participantes tiveram treinamento sobre atendimento pré-hospitalar com remoção de vítimas do interior de veículos. A estabilização veicular para que este não se mova durante o resgate foi tema do terceiro módulo, enquanto o encerramento apresentou técnicas de desencarceramento com corte de veículos e preparo para remoção da vítima.

O material utilizado foi disponibilizado pelo 7º BBM. Participaram, além dos voluntários do SCAB, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Força Voluntária Norte Gaúcho, de Passo Fundo, além de bombeiros militares.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários