Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Corpo de Bombeiros Militar realiza simulado de evacuação no Sesi Guaporé

por André Fabio Bresolin

Ação aconteceu no prédio da área central, entre os cruzamentos da Av. Alberto Pasqualini e rua Dr. Júlio Campos

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), através do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Guaporé, realizou mais uma atividade do projeto “Bombeiro na Escola”. Na manhã da segunda-feira, dia 14 de outubro, os servidores, sob coordenação do tenente Luimar Flores Braseiro, estiveram repassando conhecimentos sobre atividades de prevenção de incêndio, primeiros socorros e evacuação em casos de emergência para os colaboradores, funcionários, educadores e alunos na Unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi). A ação, tanto teórica como prática, aconteceu no prédio da área central, entre os cruzamentos da Av. Alberto Pasqualini e rua Dr. Júlio Campos.

Assim como ocorreu na Escola Municipal Dr. Jairo Brum (bairro Santo André) e no Colégio Scalabrini (Centro), os bombeiros militares repassaram todos os conhecimentos, através de uma linguagem adequada para o público, de como agir em situações de sinistros, a evacuação correta do prédio, primeiros socorros em casos de acidentes, entre outros. O objetivo é informar os procedimentos para que, em situações de emergência e urgência, as pessoas possam, sem alarde e correria, evacuar o local corretamente.

“Assim como destacamos nas oportunidades anteriores, os procedimentos repassados pelos bombeiros militares salvam vidas e podem evitar danos irreparáveis. As crianças, bem como seus educadores e demais funcionários da escola, se seguirem as orientações, não irão sofrer nenhum dano quando o alarme for acionado. Esses ensinamentos, com certeza absoluta, os alunos irão repassar para seus pais e responsáveis. Manter a calma é fundamental em situações de emergência e urgência”, disse o comandante.

Como o procedimento era “real”, após a palestra na Unidade do Sesi, o simulado foi realizado. O alarme foi disparado e as crianças, acompanhadas pelos educadores, saíram calmamente e se dirigiram para um lugar seguro. O mesmo aconteceu com os colaboradores e funcionários do Sesi Guaporé. Mais de 70 pessoas participaram. A simulação de incêndio, o chamado para a Central de Operações (Telefone 193) e o deslocamento da guarnição e dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) durou menos de três minutos.

“Todos se portaram da forma correta. Não tivemos correria e tudo saiu como o explicado nas salas de aula. Agora, esperamos que eles repassem essas informações essenciais de preservação da vida em casos de emergência para os pais, responsáveis, familiares e amigos. Estão de parabéns e nós orgulhosos por mais uma atividade exitosa”, disseram os bombeiros e os profissionais do SAMU que participaram da atividade.

O programa “Bombeiro na Escola”, conforme o comando do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Guaporé, prosseguirá nos próximos meses. A intenção é realizar a atividade em todos os educandários das Redes Municipal, Estadual e Particular.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários