Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

6.708 pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Dos grupos prioritários, 3.190 são idosos com 60 anos ou mais. Dia “D” acontecerá no dia 30 de abril

Dia D Contra a Gripe acontecerá no sábado, dia 30

A Secretaria Municipal de Saúde, de Guaporé, programa para o sábado, dia 30 de abril, o Dia “D” Contra a Gripe. A iniciativa integra a 18ª edição da Campanha Nacional de Vacinação, que teve início em todo o território brasileiro no dia 25. 6.708 pessoas integram os grupos de risco e estas irão receber as doses gratuitamente do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação para H1N1 está indicada para os seguintes grupos: crianças a partir de seis meses à menores de 5 anos; gestantes e puérperas; idosos e doentes crônicos com recomendação médica; profissionais de saúde, e população indígena.

Dos grupos prioritários, 3.190 são idosos com 60 anos ou mais e 1.187 são crianças seis meses à menores de cinco anos. Ainda são vacinados 356 trabalhadores da saúde, 230 gestantes, 38 puérperas e 1.707 pessoas com alguma comorbidade. Estes terão até o dia 20 de maio para procurarem o Centro Municipal de Saúde (Posto Central) e às Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Bom Jesus, Triângulo, São José, Aparecida e Promorar para receberem a dose da vacina.

“Temos como meta imunizar mais de 80% das pessoas que integram os grupos prioritários. Parte das doses da vacina encontram-se em Guaporé e até o dia 20 de maio pretendemos que todos sejam vacinados. Sabemos que muitas pessoas não podem se deslocar para os locais de votação, por isso pedimos para que nos comuniquem na Secretaria da Saúde que iremos encaminhar uma equipe. Não queremos deixar ninguém de fora. A vacina é uma importante arma contra a gripe, que pode evoluir para problemas respiratórios graves, como a pneumonia”, disse Regina Fin, enfermeira da Secretaria da Saúde de Guaporé.

Segundo ela, a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha.

“As reações em decorrência da imunização são, geralmente, leves. As mais comuns são dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação, que ocorrem de seis a 12 horas após a vacinação e persistem de 1 a 2 dias”.

 

Dia D

Neste sábado, dia 30, entre 8h e 17h, a Secretaria da Saúde realizará o Dia “D” Contra a Gripe. Os profissionais da saúde estarão vacinando o público alvo no Centro Municipal da Saúde, nos bairros através dos ESFs e também pelo interior. Uma equipe volante estará realizando um roteiro (ver quadro).

Outra ação está programada para acontecer no dia 5 de maio. Uma equipe volante estará em frente a Igreja Matriz Santo Antônio de Guaporé para aplicar a dose da vacina nos idosos que frequentarem a Missa da Saúde.

 

Dia “D” Contra a Gripe

Roteiro vacinação pelo Interior

Capela São José Linha 5ª- 7h50min

Santo Antão 3 de Maio- 8h20min

Monte Bérico Linha 2ª- 8h50min

São Marcos Usina- 9h20min

Monte Cuco- 9h30min

São Paulo-Colombo- 10h

Ernesto Alves- 10h30min

Caravággio Félix da Cunha- 11h

Santo Antônio 28- 11h30min

Linha 2ª São Pedro- 13h30min

Linha Sétima- 14h

São Paulo Linha 8ª- 14h50min

Brítola- 15h20min

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais