Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Em bandeira vermelha, Guaporé registra crescimento de casos da Covid-19

por Eduardo Cover Godinho

Em menos de um mês, são quase 500 novos casos confirmados da doença. 15 pessoas perderam a vida, sendo seis em dezembro

15 regiões estão em bandeira vermelha e seis em amarela no mapa preliminar
Foto: Ilustração

76,5% da população do Rio Grande do Sul (414 municípios) segue em alerta e está em área de alto risco epidemiológico de contaminação ao coronavírus (Covid-19). Os dados são do Governo Estadual, através do Gabinete de Crise à Covid-19, que divulgou na sexta-feira, dia 25 de dezembro, o 34º mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado. Em solo gaúcho são mais de 428 mil casos confirmados da doença, sendo 403 mil de recuperados (94%), 16,5 mil em acompanhamento e 8,4 mil mortes. Na rodada, 15 regiões, incluindo a Serra Gaúcha – composta por 49 cidades, estão classificadas em bandeira vermelha e outras seis em área de médio risco de contágio (bandeira amarela).

A Serra Gaúcha, apesar da queda nos registros de hospitalizações para a Covid-19, apresentou aumento nos pacientes internados em leitos de UTI (122 para 136) e nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG). Com 53 óbitos nos últimos sete dias, a região apresentou cerca de 4,7 mil casos ativos e 11,3 mil recuperados. A Associação Municípios da Encontro Superior do Nordeste (AMESNE), através do Observatório Regional de Saúde (OBSaúde), não entrará com recurso para reconsideração da classificação e, conforme destacou o presidente José Carlos Breda, poderá adotar o “Modelo de Cogestão” aprovado pela entidade e pelo Governo Estadual, o qual é intermediário entre as bandeiras vermelha e laranja.

“Para adesão ao modelo os municípios deverão publicar novo decreto”, disse Breda.

 

Guaporé

As autoridades governamentais e os profissionais de saúde alertam para o crescimento vertiginosos nos casos da Covid-19 no município de Guaporé. Em dezembro, registrou-se quase 500 novos, ou seja, um terço do número apresentado pelo Governo Estadual ao longo dos 10 meses de pandemia. No Painel Coronavírus RS, a “Capital da Hospitalidade” está com 1.571 confirmados, sendo 12 nas últimas 24 horas (Natal). São 15 mortes de pessoas com exame positivado para a Covid-19, seis delas somente em dezembro.

“É importante que sigamos as recomendações e protocolos sanitários para contermos o avanço da doença. Importante é a utilização da máscara, a higienização das mãos e ambientes, respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações. Estamos num momento delicado e contamos com a consciência de todos para que possamos vencer mais essa etapa de crescimento de casos”, disse o secretário Geral de Governo e presidente do Comitê de Operações Emergenciais (COE), Odacir Toldi.

No último boletim epidemiológico – datado de 22 de dezembro, o COE divulgou que 1.486 pessoas haviam contraído a doença. Deste total, 1.388 recuperados e 83 estão com vírus ativo. 12 pessoas estão hospitalizadas em decorrência do coronavírus, nove em ala específica no Hospital Manoel Francisco Guerreiro e três em outras unidades. 200 estão em isolamento domiciliar (casos suspeitos de monitoração). Um novo boletim será divulgado na terça-feira, dia 29.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários