Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

​Poder Público publica novas medidas de enfrentamento a Covid-19

por Eduardo Cover Godinho

Fica proibido consumo de alimentos e bebidas nas áreas internas e externas das lojas de conveniências. Horários de bares, restaurantes, pubs, lancherias sofreu alteração

Foto: Divulgação

O aumento significativo nos casos de pessoas que contraíram coronavírus (Covid-19), assim como o crescente número de internados na ala específica para tratar da doença no Hospital Manoel Francisco Guerreiro e em outras casas de saúde, ligou o sinal de alerta no Governo Municipal e no Comitê de Operações Emergenciais (COE). Integrante da macrorregião da Serra Gaúcha, Guaporé, assim como os outros 48 municípios, recebeu o sinal de alerta do Gabinete de Crise do Estado.

Em consonância com as medidas restritivas editadas pelo Governo Estadual no Sistema de Avisos, Alertas e Ações (AAA) para fins de monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia de COVID-19, o Município readequou as normas para evitar a disseminação do vírus. Em decreto publicado, fica proibido o consumo de alimentos e bebidas nas áreas internas e externas das lojas de conveniências, bem como a aglomeração de pessoas nas áreas localizadas no entorno de postos de combustíveis, sendo responsabilidade dos estabelecimentos evitar a prática. Estes podem atender a clientela das 5h às 23h.

Outra medida, imposta pelo Governo Estadual e adotada pelo Poder Público, é o horário de funcionamento e a quantidade de pessoas que podem estar presentes em restaurantes, bares, pubs, lancherias e congêneres. O atendimento é das 5h às 23h com ocupação máxima de 25% do previsto no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), não podendo ultrapassar o teto máximo de 70 pessoas, restringindo o uso das mesas que não forem utilizadas, interditando-as de forma alternada.

Os estabelecimentos devem impedir a formação de filas e aglomeração de pessoas em suas dependências ou no seu entorno, devendo estabelecer sistema de controle de acesso com distribuição de senhas ou outro mecanismo similar, limitando o número de clientes e distanciamento àqueles a que será permitido o ingresso ao estabelecimento.

 

Sanções

O desrespeito às medidas acarretará em sanções previstas na legislação municipal, inclusive com a possibilidade de suspensão das atividades.

 

Esporte e eventos infantis

Para atividades em quadras esportivas e eventos infantis deverá ser apresentado, obrigatoriamente, Plano de Contingenciamento junto ao Setor de Vigilância Sanitária do Município.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários