Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Contatos do profissional de saúde testaram negativo para a Covid-19

por André Fabio Bresolin

Direção de saúde aplicou 20 testes rápidos e todos deram resultado negativo

Conforme o boletim epidemiológico, Guaporé contabiliza nove casos confirmados da Covid-19
Foto: Arquivo/Rádio Aurora

A confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus (Covid-19) no município de Guaporé gerou, em parte da população, muitas incertezas. Território livre da doença por quase dois meses, desde que as primeiras medidas de enfrentamento ao vírus foram tomadas pelos órgãos governamentais e de saúde (Comitê de Operações Emergenciais/COE), a “Capital da Hospitalidade” viu os dois primeiros positivos causarem desconfiança e medo. Medo do desconhecido pelas centenas informações e milhares de casos, inclusive com registros de muitas vítimas fatais, que se multiplicavam dia após dia.

Um dos confirmados com a Covid-19 foi um profissional de saúde do Hospital Manoel Francisco Guerreiro. O fato de estar diariamente em contato com colegas e pacientes trouxe uma preocupação a mais para todos. Para os colaboradores que estiveram diretamente ligados a ele, a direção da casa de saúde aplicou testes rápidos. Foram 20 e todos com resultado negativo.

“Isso mostra a unidade hospitalar adotou todas as medidas necessárias e está no caminho certo. Porém, é necessário redobrarmos a atenção e reforçar ainda mais os cuidados e, principalmente o uso de equipamentos de proteção individual. A instituição, juntamente com o Comitê de Crise, está fazendo o possível para fornecer todo material e orientações necessários, porém, é imprescindível que cada um faça a sua parte”, destaca a diretora administrativa Franciele Mezzomo.

Os colaboradores do Hospital Manoel Francisco Guerreiro, assim que os primeiros protocolos foram publicados, passaram a receber treinamentos para o enfrentamento à Covid-19, bem como, todos os equipamentos de proteção individual necessários para salvar vidas.

Município e Estado

Conforme o boletim epidemiológico, Guaporé contabiliza nove casos confirmados da Covid-19. Deste total, cinco são considerados curados e quatro estão em recuperação (ativos). Todos os pacientes que testaram positivo estão isolados e são monitorados diariamente pelos profissionais do COE.

O Governo do Rio Grande do Sul (GOV/RS), através da Secretaria Estadual de Saúde, informa que são 5.473 pessoas infectadas pelo vírus, em 251 municípios. O número estimado de pacientes curados é de 4.062 (74,3% dos casos). Em recuperação, são 1,24 mil pessoas (22,7%). 166 perderam a vida em decorrência da doença. A taxa de mortalidade em território gaúcho é de 3%.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários