Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Mesmo com meta atingida, Secretaria da Saúde participará do “Dia D” contra a poliomielite em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Mobilização, a pedido do Governo Estadual, ocorre dia 21 de novembro. No município, somente o Centro Municipal de Saúde estará aberto das 8h às 14h

Somente o Centro Municipal de Saúde estará aberto das 8h às 14h
Foto: Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em conjunto com a Campanha de Multivacinação, prosseguirá nos municípios até o dia 21 de novembro. O objetivo é imunizar as crianças de 1 a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a doença e atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos, além de aumentar as coberturas vacinais, e diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis, como sarampo, rubéola, tuberculose, hepatite, tétano, difteria e outras.

Mesmo com a meta superada, o Poder Público Municipal, através da Secretaria de Saúde, confirmou participação da mobilização estadual prevista para o sábado, dia 21, o “Dia D”. O Centro Municipal de Saúde estará aberto das 8h às 14h para que pais e responsáveis possam levar as crianças e para que os adolescentes compareçam para avaliação a partir das doses aplicadas e registradas nos sistemas de informação no período.

Foram imunizadas, conforme o setor de Vigilância Epidemiológica, 1.033 crianças contra a poliomielite, o que totaliza 98,76%. As duas faixas etárias que ainda não alcançaram a totalidade são as de 1 e 2 anos. A meta de 1 ano é vacinar 320 crianças, mas somente 277 foram levadas pelos pais ou responsáveis (86,56%). Para a faixa dos 2 anos a meta é 246 crianças e destas, 230 receberam a dose da vacina (93,50%). A cobertura vacinal superou a expectativa em duas faixas. Nos 3 e 4 anos a meta era imunizar 240 crianças cada, mas 262 (109,17%) e 264 (110%), respectivamente, receberam a dose.

“Apesar da meta superada, aderimos à mobilização do Estado por entender que ainda é possível atingir todas as crianças em Guaporé. Por isso, pedimos aos pais e responsáveis, em especial da faixa etária de 1 e 2 anos, que tragam suas crianças. Também fizemos um chamamento para os adolescentes. Precisamos que compareçam no Centro Municipal de Saúde para aumentar a cobertura vacinal e ampliar a saúde da nossa população”, disse a secretária Juliana Fossa Maschio.

A secretária lembra que no “Dia D” somente o Centro Municipal de Saúde estará de portas abertas para a imunização das crianças de 1 a menores de cinco anos e para avaliação do quadro vacinal dos adolescentes.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários