Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Profissionais do SAMU passam por capacitação em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Treinamentos em Atendimento Pré-Hospitalar e Suporte Básico de Vida foram ministrados por instrutores do Centro de Capacitação e Treinamento em Saúde, de Porto Alegre

Equipe de profissionais da saúde de Guaporé e região participante do curso ministrado por instrutores do CCATS
Foto: Eduardo Cover Godinho

Condutores, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais da saúde que atuam nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Guaporé, Serafina Corrêa, Bento Gonçalves e São Domingos do Sul, participaram de treinamentos em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Suporte Básico de Vida em Guaporé durante os dias 16, 17 e 18 de outubro. As atividades, teóricas e práticas ministradas por instrutores do Centro de Capacitação e Treinamento em Saúde de Porto Alegre (CCATS), aconteceram na sede do Sindicato dos Municipários e envolveram aproximadamente 25 pessoas.

Durante os três dias de treinamento, os participantes puderam acompanhar diversas técnicas dos instrutores Aline Prado (Diretora/Enfermeira) e Igor Marchionatti (Diretor) para que possam, a partir de todo este trabalho de capacitação, prestar um atendimento mais qualificado na área hospitalar, acidente veicular e suporte básico de vida, principalmente em paradas cardiorrespiratórias.

O conteúdo técnico abordado durante o curso foi aplicado por meio de aulas práticas com manequins adulto e infantil, proporcionando princípios de um atendimento de qualidade com atuação correta e imediata de manobras, cuidados em situações emergenciais e atendimento à vítima traumatizada, além de estimular o raciocínio crítico. Através do aprendizado, os profissionais foram treinados para o atendimento de qualidade até mesmo em acidentes de múltiplas vítimas.

“As vítimas têm que entender que o atendimento destes profissionais de saúde (SAMU) não tem que ser extremamente rápido. Às vezes, um atendimento rápido não é sinônimo de eficiência. O socorro ao necessitado tem que ser bem prestado e no menor tempo possível. Então estamos qualificando os participantes para que consigam aplicar essas técnicas, dentro do menor tempo possível, e continuem a salvar vidas na região de Guaporé”, destacou Igor.

A Diretora do CCATS Aline Prado, que também é enfermeira do SAMU da região metropolitana, salientou que quem ganha com a capacitação destes socorristas é a comunidade, já que os mesmos estão qualificados e preparados para o atendimento em situações extremas.

“Destaco o interesse destes profissionais de Guaporé e região que buscaram treinamento e capacitação específicos junto ao CCATS, que é uma instituição com renome no Estado. O que vimos foi a evolução nos treinamentos e podemos afirmar que a turma sai qualificada para prestar um atendimento dentro das normas e padrões internacionais de saúde”, disse.

O Hospital Manoel Francisco Guerreiro de Guaporé, através do Diretor Roger Waters Santos, colaborou com os profissionais de saúde do SAMU do município para a realização da atividade de capacitação.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários