Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Postos de Saúde a postos contra a tuberculose

por André Fabio Bresolin

Diagnóstico e tratamento são gratuitos, busque informações

Procure uma Unidade de Saúde no seu bairro e esclareça suas dúvidas
Foto: Divulgação

Dia 24 de Março marca a mobilização mundial contra a tuberculose, e os ESFs e Centro Municipal da Saúde reforçam neste período a informação acerca da doença que tem rápido diagnóstico e cura.

O que é tuberculose?
A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões causada pelo bacilo de Koch, mas pode acometer outros órgãos raramente.

Sinais e sintomas:
Tosse por mais de 3 semanas acompanhada ou não por febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dor no peito. As vezes escarro com sangue.

Transmissão:
De pessoa para pessoa através da tosse, espirro ou fala de uma pessoa doente para outra , mas isso não quer dizer que todas as pessoas que estão sadias vão adoecer. Na maioria das vezes o organismo resiste e a pessoa não fica doente.

Tratamento 
Hoje já se sabe que a tuberculose é curável, desde que o doente faça o tratamento correto. O mesmo é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem duração de 6 meses .

OBS: Doentes de tuberculose que já estão em tratamento não oferecem perigo de contágio. Depois dos primeiros quinze dias de tratamento os bacilos já estão fracos e não contagiam outras pessoas, desde que o doente esteja tomando os medicamentos todos os dias, que não interrompa o tratamento, isso acarreta a dificuldade da cura tendo resistência aos medicamentos.

Como prevenir:
Ambientes fechados ou mal ventilados favorecem a transmissão da doença, portanto a luz solar e ventilação ajudam a prevenir. Boa alimentação.

A vacina BCG recomendada para crianças após nascimento previne a forma mais grave da doença.

TUBERCULOSE TEM CURA!

Procure uma Unidade de Saúde no seu bairro e esclareça suas dúvidas.

Vigilância Epidemiológica
Secretaria municipal da saúde

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários