Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Mais de 600 crianças imunizadas no “Dia D” contra a Pólio

por Eduardo Cover Godinho

Vacinação prossegue até o dia 31 de agosto. Mais de 1,1 mil “pequenos” devem receber a dose da vacina que salva vidas

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaporé, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, realizou no sábado, dia 15, o Dia de Mobilização de Vacinação Contra a Poliomielite. A 36º Campanha Nacional, deflagrada em todo o País, prosseguirá até o dia 31 de agosto e a meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 80% das crianças de seis meses a 5 anos incompletos. Em Guaporé, segundo a enfermeira Regina Fin, devem ser vacinadas aproximadamente 1,2 mil crianças, sendo que deste total, mais da metade recebeu a dose da vacina que salva vidas somente no “Dia D”.

Durante todo o sábado, dia 15, pais e responsáveis procuraram o Centro Municipal de Saúde e os Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Triângulo, São José, Centro Social Urbano, Bom Jesus e Promorar, para que os “pequeninos” pudessem receber a gotinha.

A campanha está sendo muito boa. Vacinamos em torno de 400 crianças somente no Centro Municipal de Saúde durante o sábado, dia 15. Nas demais unidades também atingimos uma boa vacinação. Na somatória imunizamos mais de 600 crianças. O Dia D estava muito alegre. Contamos com presença dos parceiros do Grupo Escoteiros Nacê e membros integrantes do Rotary Club Guaporé que anualmente colaboram com a atividade no recebimento das crianças e com diversas atividades paralelas. Neste ano, as crianças, além da vacinação, puderam fazer fotos com ‘Os Gotinhas’ e foram brindadas com balões e pirulitos. Os pais e responsáveis ganharam uma nova capa para os cartões de vacinas, onde poderão guardar com segurança os documentos das crianças”, destacou Regina.

A enfermeira lembra que a vacina oral protege contra três sorotipos do poliovírus. A paralisia infantil está erradicada desde 1989, quando foi registrado o último caso no Brasil, no município de Sousa, na Paraíba. No entanto, o vírus ainda circula no mundo, em regiões da Ásia e da África, o que faz com que se mantenha o alerta. Por isso, Regina alerta que é importante a imunização de todas as crianças.

“Esperamos que os pais e responsáveis levem suas crianças até o dia 31 de agosto para que possamos manter longe essa doença. Manter as crianças imunizadas é de fundamental importância para o crescimento saudável deles”, disse.

Durante a campanha, os profissionais da saúde de Guaporé também verificam as cadernetas de vacinação dos menores para atualizar as doses que estiverem em atraso e, por isso, é fundamental que os pais e/ou responsáveis apresentem a caderneta.

Este é o 26º ano que o Brasil está livre da Poliomielite.

 

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais