Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Grupo “Amigos de Sangue” doa esperança em Dois Lajeados

por Eduardo Cover Godinho

Há um ano e seis meses, voluntários se revezam para realizar doações ao Hemoterapia do Vale do Taquari (Hemovale), em Lajeado

Foto: Divulgação

“Que cada gota de sangue, seja uma gota de esperança. Cultive o amor e a solidariedade, o mundo precisa de você”. A frase, encontrada na rede social de uma turma de voluntários de Dois Lajeados, expressa o que sentem as mais de 130 pessoas que integram o “Amigos de Sangue - Grupo de Doadores Voluntários de Sangue”. Há um ano e seis meses, liderados por Edson Macagnan e Franciele Scalco, esses heróis anônimos doam alguns minutos da sua vida para salvar outras. São eles que se revezam mensalmente para doar sangue na Hemoterapia do Vale do Taquari (Hemovale) – Banco de Sangue, localizada no Hospital Bruno Born, em Lajeados.

O grupo, conforme Macagnan, formou-se após uma reunião com moradores da cidade de Vespasiano Corrêa no final de 2019 no Hospital São Roque. Eles praticavam há tempos essa importante ação que salva vidas. Aos poucos, com um trabalho de divulgação na comunidade do “Pequeno Paraíso”, o número de voluntários engajados para o gesto humanitário cresceu.

“No começo não foi fácil. Fizemos visitas, criamos uma identidade nas redes sociais (Facebook e Instagram), contamos com o ‘boca a boca’ das pessoas e com o auxílio muito importante dos agentes de saúde que distribuíram panfletos nas residências. Atualmente são 130 pessoas envolvidas no grupo ‘Amigos de Sangue’. Nem todos são de Dois Lajeados. Contamos com moradores de cidades vizinhas que são solidários e participam ativamente das ações. No período, doamos mais de 150 bolsas para o Hemovale e estamos com uma programação definida de viagens até dezembro de 2021”, disseram os idealizadores.

Macagnan informa que o grupo de voluntários realiza uma viagem por mês para Lajeado. Com importante colaboração da Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, os participantes não desembolsam nenhum centavo para doar sangue. O transporte é custeado pelo Governo Tiago Grando e Fabiana Giacomin. A cada anúncio no grupo de mensagens instantâneas (WhatsApp) é questão de minutos para as vagas serem preenchidas.

“Não dá tempo nem de divulgar. Os participantes sabem da importância do gesto e não medem esforços para fazer parte das viagens para o Hemovale. Estamos felizes com o engajamento de todos. Sem palavras. Gratidão a cada um de vocês que fazem a diferença com esse simples ato. Vocês são pessoas especiais, são heróis anônimos da vida”.

Segundo os idealizadores, voluntários de São Valentim do Sul devem, com apoio do “Amigos de Sangue - Grupo de Doadores Voluntários de Sangue”, montar um projeto semelhante para que mais e mais pessoas possam salvar vidas.

“As conversações estão em andamento e acreditamos que logo vamos ter mais pessoas engajadas nesse gesto solidário”.

Para mais informações do grupo de doadores de sangue basta entrar em contato através do telefone (54) 9.9992.4044 com Edson Macagnan.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais