Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Guaporé registra crescimento de casos de pacientes confirmados e de recuperados

por Eduardo Cover Godinho

Dos 65 infectados pelo vírus, 56 estão recuperados (86,15%). São nove pacientes ativos e todos em isolamento domiciliar

Covid-19
Foto: Ilustração

O município de Guaporé, conforme os profissionais da secretaria de Saúde e membros integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE), tem registrado um número crescente nos casos de pacientes infectados com o novo coronavírus (Covid-19). Depois de dois meses sem nenhum guaporense contrair o vírus, desde que as medidas de enfrentamento para evitar a disseminação foram adotadas, a primeira quinzena de maio marcou a contagem dos casos positivos.

De lá para cá, a cada boletim epidemiológico divulgado, geralmente nas terças e quintas-feiras pela rede social (Facebook) da Prefeitura de Guaporé, o número de positivados aumenta gradativamente. São 65 pacientes confirmados e, deste total, 56 estão recuperados da doença. No total, 86,15% dos que contraíram o vírus saíram ilesos das complicações que ele provoca. Nove estão ativos e um paciente, que ainda não teve o resultado divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), está internado na unidade hospitalar. O restante dos casos positivos está em isolamento domiciliar. Algumas pessoas, que testaram positivo para a Covid-19, não apresentaram os sintomas e poucas foram as que necessitaram ser internadas na ala específica no Hospital Manoel Francisco Guerreiro.

“Todas as medidas tomadas desde o início da pandemia foram benéficas para que Guaporé não tivesse um surto de Covid-19 como aconteceu em outras cidades. As ações, que num primeiro momento pareceram enérgicas demais, mostraram-se eficazes. Porém, muitos acreditaram que, sem o registro de casos no município, estariam imunes e passaram a relaxar na higienização, utilização de máscaras em vias públicas e locais privados e no distanciamento social. Infelizmente ainda estamos no meio da batalha e acreditamos que, se todos fizerem sua parte, sairemos vencedores”, disse a secretária de Saúde, Juliana Fossá Maschio.

Ações e controle das pessoas que estão com o coronavírus são efetuadas diariamente pela equipe de profissionais da saúde. O pedido, conforme Juliana, é para que os positivados e aqueles que tiveram contato sigam as recomendações de isolamento.

“A preocupação é com a vida de cada cidadão guaporense. Os casos positivos, bem como seus contatos, devem respeitar o isolamento. Mesmo sem sintomas, o período solicitado para que permaneçam isolados é importante para que não contaminem outras pessoas. Desrespeitá-lo será prejudicial para todos nós”, salientou.

Investimentos e medidas para o enfrentamento à Covid-19 estão sendo realizados para que o bem maior, a saúde de cada morador de Guaporé, possa ser preservada.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários